Tarefa escolar usa lã de aço para representar cabelo afro
A atividade fazia alusão do Dia da Consciência Negra
Uma escola particular do município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, usou lã de aço para representar cabelos afros. A atividade escolar, de cunho racista, fazia alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrada na última segunda-feira (20). Nas imagens, que circulam nas redes sociais, é possível ver crianças do Colégio Ágape realizando a tarefa em sala de aula. Em uma folha havia um desenho pintado com tinta preta e, nos cabelos, foram coladas as palhas de aço.
Na rede social X, antigo Twitter, um usuário compartilhou fotos do momento, na última terça-feira (21). "Em Goiana/PE, a escola fundamentalista cristã e cheia de trabalhadores racistas, mostrou a sua cara e enviou para as criancinhas está atividade preconceituosa para o Dia da Consciência Negra. Investigação neles. Já fiz a denúncia junto aos órgãos competentes de educação", criticou.
No mesmo dia, a instituição de ensino publicou uma nota sobre o caso. No comunicado, o Colégio Ágape afirmou que o ocorrido "consiste em um ato isolado, praticado em uma atividade extra-curricular que, infelizmente, as profissionais envolvidas tiveram uma ação totalmente contrária a nossa política de ensino", aponta. Em outro trecho da nota, a escola elga que "todas as medidas necessárias estão sendo tomadas e que jamais corrobora com qualquer forma de discriminação, de raça, sexo, religião ou ideologia". Confira a nota na íntegra: