Educação com avanços tecnológicos crescem nos ambientes
Modernização do ensino e a integração dos mundos real e virtual contribuem para engajar em sala de aula
As formas de ensinar e aprender se modernizam constantemente e fazem do uso de novas metodologias educacionais uma prática primordial para que as instituições do setor se conectem com professores e estudantes. Uma tendência que vem ganhando espaço nesse processo é a construção de ambientes inteligentes, que promovem a educação completa integrando metodologias e abordagens de conceitos dos mundos real e virtual.
Para o CEO do Educacional, área de negócios da Positivo Tecnologia voltada para o setor ensino, Martin Oyanguren, “essa fusão cria o diálogo entre a tradição e a tecnologia em que nenhuma dessas áreas se opõe à outra. Pelo contrário, elas se complementam”. Mais do que um espaço tecnológico, os ambientes inteligentes são parte de uma estratégia que busca a promoção de uma educação inovadora. Para se construir esse espaço, um dos primeiros passos é integrar a grade curricular da instituição de ensino à tecnologia com a qual ela está equipada. “Aplicar metodologias que favoreçam a dinâmica das escolas é tão importante quanto os investimentos em transformação digital”, aponta Oyanguren.
Outro diferencial é estar alinhado à ‘linguagem’ do aluno, oferecendo uma abordagem que gere interesse e o torne protagonista do processo de conhecimento – independente da disciplina estudada. Neste contexto, a metodologia STEAM (sigla que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática em inglês) é um exemplo de uma prática que pode trazer resultados e tem aplicação fácil. Além dela, a gamificação do ensino é uma maneira de gerar estímulo e mesclar os mundos digital e analógico com a proposta lúdica de desafiar o estudante a avançar em seu progresso e recompensá-lo como em um jogo de videogame.
O executivo lembra, porém, que a instituição de ensino deve levar em conta o seu contexto geral para personalizar a educação de acordo com as demandas e com as limitações do local. É preciso também testar a aceitação dos alunos, dos responsáveis e em relação aos recursos aplicados e à transformação que está sendo realizada. Nessa trajetória de transformação dos ambientes é importante também que a transição para o uso de novas práticas, ferramentas e metodologias seja realizada de maneira progressiva e que estimule a integração.