UPE aprova 62,5% das solicitações de novos cursos em 2023

Em 2023, a Universidade de Pernambuco submeteu 8 Avaliações de Propostas de Cursos Novos

qui, 30/11/2023 - 17:35
Reprodução Prédio da UPE Reprodução

Em 2023, a Universidade de Pernambuco (UPE) submeteu oito Avaliações de Propostas de Cursos Novos (APCN) para stricto sensu, abrangendo 6 doutorados e 2 mestrados. Durante os anos de 2022 e 2023, a comunidade acadêmica dedicou esforços à elaboração de documentos, organização da infraestrutura, proposta acadêmica e estruturação administrativa. A Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPEGI) desempenhou papel crucial, realizando avaliações preliminares e debates com os docentes responsáveis, facilitando a tramitação administrativa.

Das oito propostas analisadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2023, a UPE obteve aprovação para 5 doutorados, incluindo 3 cursos no interior do Estado de Pernambuco. Os cursos aprovados são o Doutorado em Perícias Forenses na Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP-UPE), Doutorado em Engenharia de Sistemas na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE), Doutorado Profissional em Educação e Doutorado Profissional em Ensino de História no Campus Mata Norte, além do Doutorado em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares no Campus Petrolina.

“A PROPEGI, entre os anos de 2022 e 2023, realizou um intenso trabalho, com debates e orientações sobre as propostas de novos mestrados e doutorados para a instituição. Nos últimos anos tivemos grandes avanços e, neste momento, continuamos com a ampliação da nossa rede de pós-graduação e o fortalecimento dos cursos já existentes. O resultado em 2023 é uma conquista muito importante, pois proporciona uma nova realidade para a Universidade de Pernambuco”, enfatizou o Prof. Carmelo Bastos, Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação.

No mesmo ano, a CAPES divulgou as notas dos cursos existentes, destacando melhorias na UPE em quase todos os indicadores, resultando em um aumento no número de cursos com conceito 5 em uma escala até 7. Alguns mestrados ainda mantêm nota 3, devido à falta de um ciclo avaliativo completo. Este ano impulsionou o total de cursos para 24 mestrados e 14 doutorados na UPE, com 47,8% dos Programas de Pós-graduação situados no interior do Estado, contribuindo para a formação profissional em diversas regiões, impactando a Região Nordeste e outras partes do Brasil.

Esses resultados contrastam com a situação em 2006, quando a instituição possuía apenas 1 doutorado e 6 mestrados, todos na Região Metropolitana do Recife. O fortalecimento da Pós-graduação Stricto Sensu na UPE reflete positivamente em diversos indicadores institucionais. Entre 2014 e 2022, houve um crescimento de 106% no número de discentes matriculados e um aumento de 130% na produção científica. Isso posicionou a UPE como a 8ª universidade que mais publica artigos científicos e a 7ª com impacto científico mais relevante no Nordeste.

O crescimento é atribuído, em parte, ao Programa de Fortalecimento Acadêmico da UPE, que oferece recursos por meio de editais para projetos de pesquisa, mobilidade acadêmica e aquisição de materiais, essenciais para a produção científica. A instituição também incentivou financeira e academicamente os docentes com destacada produção científica e participação contínua nos Programas de Pós-graduação.

COMENTÁRIOS dos leitores