Merendeiros de Pernambuco participam de capacitação

Agenda de formação contempla profissionais de todo o Estado

qua, 10/01/2024 - 15:09
Reprodução Merendeira fazendo apresentando a merenda Reprodução

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco está promovendo uma capacitação para os Agentes de Alimentação Escolar (AAE), conhecidos como merendeiras e merendeiros, com o intuito de tornar as refeições escolares mais aceitáveis e incentivar a criação de receitas atrativas. As formações, que ocorrem em todas as regiões do estado, são organizadas pelas nutricionistas das Gerências Regionais de Educação (GRE) sob a supervisão da Superintendência do Programa de Alimentação Escolar (SUPAE). As programações das capacitações são adaptadas às demandas específicas de cada região e são iniciativas que visam melhorar a qualidade das refeições servidas nas escolas.

A primeira sessão teve lugar na GRE Vale do Capibaribe, em Limoeiro, no Agreste. Durante a atividade, as merendeiras compartilharam diversas receitas aprovadas pelos estudantes, incluindo pratos como torta de bolacha de frango, ovo à parmegiana, risoto de sardinha, entre outros, que fazem parte do livro de receitas "Sabores da Merenda", elaborado em 2023 pelas nutricionistas da Regional.

Este livro visa reunir criações culinárias das agentes da Gerência Regional, contribuindo para a diversificação e atratividade das opções alimentares nas escolas. O período de capacitação teve início em 4 de janeiro e se estende até 1º de fevereiro, englobando várias regiões do estado.

“A nossa proposta é inovar e inspirar cada vez mais as equipes de merendeiras e merendeiros escolares no sentido de oferecer aos nossos estudantes uma alimentação de qualidade e, principalmente, saborosa. A ação motivou toda a equipe. Foi um dia leve, agradável e inspirador”, destacou a gestora da GRE Vale do Capibaribe, Ana Xavier.

A próxima formação acontecerá no dia 12 de janeiro, com os nutricionistas e os agentes da GRE Mata Norte, em Nazaré da Mata, na Zona da Mata pernambucana. “No Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), as merendeiras desempenham um papel importante não só como colaboradoras para a melhoria da aprendizagem do aluno, mas também como agentes condutoras das técnicas adequadas para o preparo da alimentação e, consequentemente, das informações sobre os bons hábitos alimentares”, enfatizou a nutricionista e superintendente da Alimentação Escolar do Estado, Paula Darling.

COMENTÁRIOS dos leitores