UNINASSAU lança curso gratuito sobre Protocolo Violeta

Capacitação on-line será disponibilizada por meio da plataforma GoKursos

qua, 10/01/2024 - 12:29
Unsplash Mulher estudando Unsplash

O Centro Universitário Mauricio de Nassau (UNINASSAU) lança, nesta quinta-feira (11), às 10h, uma capacitação gratuita sobre o Protocolo Violeta, Lei Municipal que tem como objetivo prevenir e combater a violência e a importunação sexual.

O curso é on-line e destinado a empreendedores e funcionários de bares, restaurantes, hotéis, motéis, academias de ginástica e casas de entretenimento e terá carga horária de 10 horas. O evento de lançamento da capacitação será no auditório Capiba, no bloco C da UNINASSAU, situado na Rua Joaquim Nabuco, 778, Graças, na Zona Norte do Recife. 

A oferta dos cursos será iniciada no próximo dia 15 de janeiro, na plataforma GoKursos. A qualificação é composta por quatro módulos que englobarão o combate à violência e à importunação sexual, aparato jurídico legal, tipos de violência (gênero, raça e classe) e protocolos de intervenção. Ao concluir os módulos, os participantes receberão um certificado de conclusão.

"Precisamos treinar, orientar e conscientizar aqueles que lidam diariamente com o público. O Carnaval está chegando e esse é um conteúdo importante de ser amplamente difundido para podermos ter uma convivência muito mais tranquila e segura para todos”, ressalta Sérgio Murilo Junior, diretor de Governança Social do grupo Ser Educacional, mantenedor da UNINASSAU.

“Formar e capacitar os funcionários dos estabelecimentos é fundamental. Nossa sociedade trás, historicamente, uma cultura machista, onde as vítimas são desacreditadas e até revitimizadas, os protegidos quase sempre são os agressores. Com essa formação, vamos capacitar aqueles e aquelas que estão na linha de frente, onde a violência acontece, para saber identificar quando agir e os procedimentos para proteção das vítimas e identificação dos agressores”, ressalta a vereadora Cida Pedrosa, autora do Projeto de Lei que deu origem a Lei Municipal.

Protocolo Violeta

O Protocolo Violeta é uma Lei Municipal que tem como objetivo prevenir e combater a violência e a importunação sexual, bem como o de promover o acolhimento da pessoa em situação de violência no espaço público, em especial em estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, hotéis e motéis, casas noturnas e academias de ginástica no município do Recife.

São princípios do Protocolo Violeta: a atenção à pessoa em situação de violência, o respeito às decisões dessa pessoa, a repreensão à atitude do agressor e o distanciamento da pessoa em situação de violência. A garantia da privacidade e da presunção de inocência da pessoa em situação de violência também fazem parte dos objetivos do projeto.

Serviço

Lançamento Capacitação Protocolo Violeta

Quinta-feira (11), às 10h

Bloco C da UNINASSAU Graças  - Rua Joaquim Nabuco, 778, Graças

* da Assessoria

 

COMENTÁRIOS dos leitores