Edital do Banco Central é publicado com 100 vagas

Concurso tem vagas para o cargo de analista e exige formação em qualquer área

qua, 17/01/2024 - 16:42
Unsplash Pessoa estudando Unsplash

Foi divulgado o edital para o concurso do Banco Central, oferecendo 100 vagas imediatas de nível superior para o cargo de Analista, sendo 50 para Tecnologia da Informação e 50 para áreas relacionadas a Economia e Finanças, além de 200 vagas de cadastro reserva.

A remuneração inicial é de R$ 20.924,80. O Cebraspe organizará o concurso, com inscrições de 22 de janeiro a 20 de fevereiro de 2024, exclusivamente no site da banca, e taxa de inscrição fixada em R$ 150,00. A prova está prevista para 19 de maio.

Diferentemente do último concurso em 2013, a lotação será em Brasília, mas as provas ocorrerão em todas as capitais e no Distrito Federal. O método de correção apresenta uma mudança, utilizando o estilo cespe, com duas respostas erradas anulando uma certa, exigindo cautela dos candidatos.

O Coordenador da Carreira de Controle Anderson Ferreira destaca a importância da Língua Portuguesa, representando mais de 20% da nota final da prova, e alerta sobre a natureza do cargo, explicando a relevância da disciplina. Anderson sugere aos candidatos entenderem o custo-benefício das matérias em relação à nota para definir a ordem de prioridade nos estudos.

“O Bacen prioriza um tipo de conhecimento que exige que o profissional seja bom em língua portuguesa, uma vez que o profissional precisa ter boas habilidades de leitura, escrita e interpretação para a criação de relatórios, pareceres e notas técnicas, entre outras tarefas”.

Ele aconselha reavaliar a importância de disciplinas como Direito Administrativo na parte básica. Apesar da exigência de formação superior em qualquer área, os candidatos devem estudar intensamente nas áreas de Tecnologia da Informação ou Economia e Finanças, devido à demanda específica. Engenharia de Softwares é destacada para TI, enquanto Macroeconomia e Finanças são cruciais para Economia e Finanças.

Para o cargo na área de economia, Anderson recomenda noções de contabilidade geral, mesmo não estando no conteúdo programático, devido à importância prévia antes da parte específica sobre Contabilidade de Instituições Financeiras Padrão COSIF. O edital apresenta diferenças em relação ao último concurso, excluindo disciplinas como direito constitucional, sistema financeiro nacional, sistema de pagamentos e língua inglesa, segundo o especialista.

COMENTÁRIOS dos leitores