SSA: 1º lugar em medicina na UPE revela como se preparou

A caruaruense Mariana Andrade Neri da Silva, 17 anos, conversou com o LeiaJá sobre esta conquista e dividiu como estão suas expectativas agora

por Mariana Ramos qui, 25/01/2024 - 13:49
Assessoria/Colégio GGE Aluna dedicou seus estudos na prática de questões Assessoria/Colégio GGE

A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, nesta terça-feira (25), os resultados dos classificados na terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA 3). Entre os aprovados por curso e unidade, Mariana Andrade Neri da Silva, no Agreste de Pernambuco se destacou ao conseguir o primeiro lugar no curso de medicina no polo de Garanhuns. 

A jovem de 17 anos conversou com o LeiaJá sobre esta conquista e dividiu como estão suas expectativas agora. A estudante explica que, apesar de saber quanto tinha se esforçado para estudar, ela não imaginava um resultado tão positivo. Toda a família celebrou junto.

“Eu fiquei muito surpresa. Tudo bem que eu tinha feito todo o esforço nesses três anos para poder passar na SSA. Eu tinha esperança de conseguir passar, mas eu não imaginava que seria esse resultado todo. Eu fiquei extremamente feliz e grata a Deus por ter proporcionado uma vitória dessa em minha vida. Todo mundo ficou muito animado também. Meu pai, inclusive, estava viajando, ele voltou para casa só para isso", relembra.

Diferente de muitos alunos, Mariana conta que tinha foco no SSA desde o primeiro ano, pois foi orientada pela mãe e meus professores sobre a importância deste vestibular. Por ser seriado, os conteúdos exigidos são divididos em cada ano, ao invés de acumulado, o que atraiu a atenção da jovem.

A aprovada explica que não utilizou de técnicas elaboradas para poder se preparar, mas defende que a prática de questões é a melhor amiga nesse assunto, pois o vestibulando pode compreender o modelo de questão de cada prova. 

“Eu não sou tão organizada assim, mas algo que me ajudou muito a me preparar tanto para o Enem como para o SSA foi fazer questões, imprimir as provas de cada ano e ir fazendo. Depois ver vídeos das questões que eu não entendi ou que eu errei e ir aprendendo na prática mesmo”, conta.

Para os próximos vestibulandos, que irão começar a se preparar para estudar para o SSA também, Neri aconselha que eles priorizem a prática, resolver provas antigas e buscar um suporte bom de professores para resolver as dúvidas que possam surgir. 

A pernambucana sempre foi elogiada pelo seu gosto por estudar, mas teve uma dificuldade em se adaptar aos estudos depois da pandemia da Covid-19. Para se preparar bem, desde 2021, no seu primeiro ano no ensino médio, a estudante focou em questões do SSA1 e, no terceiro ano, deu “uma fortalecida maior nessa prática” pois percebeu o quão importante é.

O foco no futuro

Mariana é moradora do bairro de Indianópolis, em Caruaru, e garantiu sua vaga em medicina no campus de Garanhuns da UPE, uma distância de quase 2h de carro. Mas ela revela, que ficou em dúvida em qual campus escolher no começo, mas optou pelo campus mais próximo. 

“Eu ficaria meio que na dúvida em escolher entre Santo Amaro, lá em Recife, e Garanhuns. Eu pensei, nas duas opções, eu teria que morar sozinha. E entre morar sozinha em Garanhuns e morar sozinha em Recife, eu prefiro em Garanhuns. Porque Recife é muito corrida, sabe? É uma vida completamente diferente, acredito eu, do que é aqui em Caruaru, porque é a capital”, explica.

Porém, apesar da conquista gigante, a discente afirma que a sua nota do Enem ainda há deixa esperançosa e que irá esperar o resultado do Sistema de Seleção Única (Sisu), para tentar medicina no campus de Caruaru da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e se manter próximo da família. 

Nos primeiros anos, Neri ainda tinha dúvida sobre o que cursar, suas principais opções eram medicina e engenharia. Porém, no fim, o amor na área da saúde venceu. E nesta área, a aprovada já sonha em concluir o curso, se especializar e realizar sua meta profissional, que é lecionar. 

Eu realmente quero, quando eu terminar a faculdade poder me especializar, fazer residência, mestrado, doutorado… Para que assim eu possa realizar o meu sonho de poder ensinar também, porque eu gostaria muito de me tornar uma professora como todos aqueles professores que me ajudaram e me inspiraram nesse ensino médio inteiro e ao mesmo tempo poder clinicar para ajudar as pessoas no sentido da saúde delas também”, finaliza.

COMENTÁRIOS dos leitores