Veja como se inscrever na lista de espera do Sisu 2024

Resultados da chamada regular foram divulgados

qui, 01/02/2024 - 11:17

O Sistema de Seleção Única (Sisu) de 2024 tornou público, na última quarta-feira (31), os resultados da chamada regular para todos os estudantes inscritos do programa. Foram 264.360 vagas disponíveis para mais de 1,2 milhão de candidatos. Desta forma, não foram todos que receberam a aprovação direto.

Porém, a chamada regular não é a única chance de conseguir uma vaga na universidade pública através do Sisu. Mesmo após o anúncio de aprovados, os que não conseguiram ser chamados, podem participar da Lista de Espera do programa e aguardar a chance de ser convocado.

Como funciona?

Após a primeira chamada regular, os candidatos têm uma semana para realizar sua matrícula na universidade, de 1º de fevereiro a 7 do mesmo mês. Aqueles que desistirem do curso ou não realizarem sua matrícula dentro do prazo, perderão a vaga conquistada pelo Sisu. Estas vagas que não foram preenchidas serão disponibilizadas para os participantes da Lista de Espera do programa. Porém, a participação não é automática. O estudante que deseja participar, deve manifestar interesse pela Lista de Espera e aguardar seu resultado. 

Como participar da lista?

Depois de conferir o resultado da chamada regular e não for convocado, pelo site oficial do Portal Único de Acesso, o candidato deve fazer seu login com o gov.br e acessar suas duas opções de curso decididas durante o período de inscrição no Sisu. 

Para Lista de Espera, o aluno deve escolher apenas uma destas duas opções e manifestar seu interesse. A decisão pode ser alterada durante o período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, quando fecha o prazo para participação.

Com seu interesse declarado, basta aguardar o resultado das convocações. Nesta etapa, o candidato deve estar atento às atualizações da universidade escolhida, pois as chamadas acontecem até que todas as vagas sejam preenchidas. Por isso, podem haver convocações até depois do início das aulas, que costuma ser em março.

COMENTÁRIOS dos leitores