SEE divulga processo seletivo para o Programa Monitoria PE

Serão selecionados 3.618 estudantes do ensino fundamental para atuarem como monitores de matemática e língua portuguesa

sex, 02/02/2024 - 12:59
 Filipe Jordão/SEE Aluno monitor Filipe Jordão/SEE

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), abre inscrições para o processo seletivo do Programa Monitoria PE - Aprendizagem, direcionado aos estudantes do ensino fundamental anos finais. Podem concorrer às vagas para monitores estudantes que cursam o 9⁰ ano. Os interessados devem se inscrever na secretaria das escolas onde estudam, de 5 a 22 de fevereiro.

O programa tem como objetivo fortalecer o engajamento entre os estudantes e as habilidades dos componentes curriculares de matemática e língua portuguesa. Em 2024, o projeto Monitoria PE atenderá, além das turmas de 9⁰ ano, as turmas de 6º ano, contemplando, assim, um quantitativo de 3.618 estudantes monitores e 36.180 estudantes beneficiados com a monitoria. A ampliação do programa para o 6º ano representa o apoio contínuo da SEE ao programa.

“A prática da monitoria fortalece o aprendizado individual e promove um ambiente colaborativo, estimulando o desenvolvimento acadêmico e social dos nossos e das nossas estudantes. Ao compartilharem conhecimentos, os estudantes não apenas solidificam sua compreensão, mas também cultivam habilidades essenciais para o sucesso do futuro deles”, argumenta Paulo Bruno de Brito, superintendente de Políticas Educacionais de Formação de Professores e Inovação Pedagógica da SEE.

O processo seletivo será realizado em etapas, constituídas de prova objetiva, produção escrita e entrevista de caráter eliminatório e classificatório. As avaliações serão realizadas no dia 27 de fevereiro e serão constituídas de 20 questões de múltipla escolha, abrangendo os conteúdos relativos às disciplinas de língua portuguesa e matemática. Também compõe a avaliação uma produção escrita de texto dissertativo-argumentativo.

Cada estudante selecionado receberá uma bolsa mensal de R$ 200 durante dez meses. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 1º de março, nas secretarias das escolas. Para mais informações, acesse o EDITAL DE SELEÇÃO ou entre em contato com a secretaria da sua unidade escolar.

*da Assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores