Chef Cesar Santos

Chef Cesar Santos

Colher de Pau

Perfil: Comanda o Restaurante Oficina do Sabor e é considerado o embaixador da culinária pernambucana, já tendo ocupado a presidente da Associação de Restaurantes da Boa Lembrança.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Pernambuco - Segundo pólo gastronômico do Brasil

Cesar Santos, | qui, 08/09/2011 - 14:46
Compartilhar:

Pernambuco tornou-se um importante cenário na gastronomia brasileira. A grande influência da cultura da cana-de-açúcar, a diversidade cultural e os incentivos econômicos foram os principais pontos colaboradores para a construção da rica mesa pernambucana. A variedade e a valorização dos nossos ingredientes, a qualidade da produção local e o nível dos profissionais e restaurantes do Estado foram, sem dúvida, fatores relevantes na conquista da colocação de segundo pólo nacional e primeiro das regiões Norte e Nordeste.

Trabalhar com gastronomia em Pernambuco é, sem dúvida, viver a nossa cultura. Resgatar receitas consagradas pela história, repaginar pratos típicos e adaptar clássicos de cozinhas como a francesa, italiana, espanhola com os produtos ricos em nossa região. A mesa pernambucana é farta e também faminta por novidades. Por isso, novos restaurantes e profissionais se destacam no mercado nacional, como André Falcão, Taciana Teti, Lícia Maranhão, Thiago Freitas, Rivandro França, Armando Pugliese, Hugo Prouvot, Douglas Van Der Ley, entre outros. Quem acompanha o mercado gourmet já percebeu que Recife é destino certo para quem aprecia a boa e diversificada culinária local. Sem dúvida quem gosta de cozinhar ou de comer está no Recife.

Com uma forte influência portuguesa, negra e indígena, a gastronomia pernambucana é especial. Herdamos dos índios, o costume de comer raízes.

Macaxeira e inhame, por exemplo. Dos negros, ficamos com os pratos feitos dos restos da casa grande: galinha à cabidela, carne de sol, sarapatel, buchada e feijoada. Outras delícias vêm de Portugal, com o hábito de misturar açúcar com tudo. Imagine tudo isso aliado ao talento e a criatividade dos chefs pernambucanos. Numa terra de especiarias e frutos tropicais como Pernambuco, isso só poderia resultar em delícias, que agradam dos paladares mais simples aos  apurados e exigentes.

Uma salva de palmas aos competentes chefs, cozinheiros e brigadas que fazem o dia a dia da mesa pernambucana.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando