Jacqueline Silva

Jacqueline Silva

Meio ambiente e sustentabilidade

Perfil: Bióloga, Mestre em Gerenciamento Costeiro e Doutora em Oceanografia, é coordenadora geral dos cursos de graduação da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE e coordenadora do Museu de Oceanográfico do Sertão.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

REF PET: Você sabe o que é isso?

Jacqueline Silva-Cavalcanti, | qua, 11/01/2012 - 13:41
Compartilhar:
Foto: Jacqueline Santos-Cavalcanti Pet depositada na zona litorânea do Açude do Jazigo, Serra Talhada-PE.

Desde a revolução Industrial, a população mundial procura maneiras de tornar a vida mais pratica através de uso de materiais simples de usar, lavar e descartar. Esses esforços fizeram com que, em 1839, o cientista Charles Goodyear fizesse os primeiros esforços para transformação da borracha em plástico. No entanto, só após a II Guerra Mundial os plásticos tornaram-se mais presentes no dia a dia da população. Apesar dos riscos ambientais do uso em excesso com descarte não adequado, os objetos plásticos tem se tornado cada vez mais populares.

Um importante exemplo, com grande crescimento no uso, é a garrafa PET. Apesar de ser a campeã de reciclagem, o consumo e descarte inadequado deste item ainda é um problema para o meio ambiente. Alguns ambientalistas defendem, inclusive, a volta do uso de embalagens de vidro pensando em diminuir o dano ambiental, mas  a praticidade de manuseio e transporte das PETs resistem a toda polêmica em torno dela.

Mas... e se as PETs não fossem descartadas após o consumo? Se elas fossem retornáveis como os vidros? Teríamos então a comodidade do manuseio e transporte do plástico, mas a “durabilidade” do vidro. Isso é possível e já encontra-se no mercado pernambucano desde novembro!

A Empresa Coca-cola Guararapes trouxe ao mercado pernambucano uma alternativa ecológica para minimizar o descarte inadequado dos PETs, a chamada REF PET (tradução livre do inglês: PET Retornável). A embalagem REF PET traz como diferencial das já conhecidas PETs uma maior resistência e fácil manuseio, além de prometer a diminuição do valor de revenda.

No ponto de venda, a embalagem retornável vazia pode ser trocada por outra cheia, representando uma boa economia para os consumidores, um ganho para o bolso e para a natureza. A primeira compra, incluindo a embalagem, deve ficar por R$ 4,29, já as seguintes, apenas o líquido, deve custar R$ 2,79. A garrafa poderá ser utilizada até 10 vezes. No entanto, alguns cuidados deverão ser tomados tanto pelos consumidores quanto pelos vendedores. Entre as recomendações estão a não utilização da embalagem para acomodação de outras substancias e a volta da tampa.

O investimento com esta nova embalagem foi estimada pela Coca-Cola Guararapes em 10 milhões de reais para produção de mais de 10 mil garrafas na fábrica de Suape.

Para o meio ambiente, a nova embalagem também promete reduzir em 25%  a emissão de CO2.  

 

 

 

 

 

 

Pet retornavel Fonte. Radio Metropole- Dina Rachid

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando