Silvano Brito

Silvano Brito

Fitness e Nutrição

Perfil: Nutricionista, Educador Físico, ex atleta de Fisiculturismo e Atletismo.Pós Graduado em Nutrição Esportiva, musculação e atividade física em Academias de Ginástica.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Comer várias vezes ao dia acelera o metabolismo. Verdade ou Mentira?

Silvano Brito, | qua, 09/04/2014 - 10:52
Compartilhar:

 

A idéia de que precisamos comer várias vezes ao dia (fazer 6 ou mais refeições) para que o metabolismo acelere – evitando o acúmulo desnecessário de gordura – é um fundamento que ronda a musculação a tantos anos que as pessoas já aceitam isto como uma verdade absoluta. 

Mas o que a ciência tem a dizer sobre isso?

Um estudo realizado em 2009 fez com que pessoas obesas fossem aleatoriamente escolhidas para fazer uma dieta de baixa caloria por 8 semanas. Todas as pessoas consumiram a mesma quantidade de calorias, só que um grupo dividiu as calorias em apenas 3 refeições por dia e o outro em 6 refeições.

O resultado? 

Ambos os grupos perderam a mesma quantidade de peso devido a dieta de baixa caloria. Não houve diferença na velocidade da perda de gordura, mudanças no metabolismo, apetite ou mudanças de hormônios devido ao número de refeições.

Resumindo...

Enquanto o consumo de calorias manter-se o mesmo, o metabolismo também se manterá, independente da quantidade de refeições que você faça por dia. Portanto, a idéia de comer várias vezes ao dia para acelerar o metabolismo e queimar mais calorias é MENTIRA.

Vale ressaltar que não existe problemas em comer várias vezes ao dia, ao mesmo tempo que você não extrairá benefícios extras por causa disso, você não terá malefícios também. Você só não precisa transformar sua dieta em um pesadelo para conseguir fazer várias refeições, sendo que poderia ter os mesmos resultados comendo menos vezes ao dia, mas mantendo a mesma quantidade de calorias sendo consumidas.

Dr. Silvano Brito.
Graduado em educação física e nutrição, pós graduado em educação física e nutrição esportiva, ex atleta de atletismo e fisiculturismo, e personal trainer.
Tels: 9633-1025 / 8768-1025 / 9172-1012 / 3466-4137
e-mail: silvano.brito63@gmail.com

Atenção: As informações fornecidas aqui não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando