Luiz Mendes

Luiz Mendes

Deixa que eu chuto

Perfil: Graduado em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau. Começou a carreira trabalhando em rádio e atualmente é editor de esportes do LeiaJá

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

O futuro do esporte em Pernambuco

Luiz Mendes, | seg, 06/10/2014 - 10:33
Compartilhar:
Foto: Clélio Tomáz/LeiaJáImagens

Paulo Câmara foi eleito com quase 70% dos votos dos pernambucanos. Tem um imenso desafio pela frente, dentre eles dar um maior incentivo para o esporte no estado.

Durante sua campanha pouco vi e ouvi, não só dele, mas de qualquer candidato, uma abordagem mais profunda sobre o assunto. A exceção foi uma reunião feita na sede da Federação Pernambucana de Futebol, onde o candidato socialista recebeu 11 propostas de dirigentes de entidades esportivas. 

Dentre as reivindicações do grupo estavam o retorno de status de secretaria de estado a atual Secretaria Executiva dos Esportes, a criação do Fundo de para Desenvolvimento dos Esportes (Fundespe) e a garantia da utilização dos recursos provenientes da Lei Pelé (4,5% da arrecadação bruta do estado).

Em seu programa de governo, Paulo Câmara reforça programas que já vem sendo executados como o Todos com a Nota e o Bolsa Atleta Estadual e também busca a valorização de espaços esportivos no estado,a exemplo da Arena Pernambuco e o Centro Esportivo Santos Dumont, este último sendo transformado em Centro de Excelência.

Três promessas do plano de governo do PSB me chamaram a atenção. A gestão que terá início em janeiro de 2015 pretende criar o programa Ganhe o Mundo Esportivo, onde atletas pernambucanos farão intercâmbios para treinamentos especializados. Paulo Câmara diz que vai elaborar a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, que tem o objetivo de estimular o apoio financeiro de pessoas jurídicas à realização de projetos esportivos. O governo socialista também promete reativar o Conselho Estadual de Esporte e Lazer de Pernambuco.

Cabe agora para dirigentes, atletas e imprensa a cobranças da execução dessas propostas. Material humano e determinação o estado já possui, basta que seja mais bem cuidado e valorizado.

3 dentro

- Diego Costa. Brasileiro de nascimento e espanhol de certidão, o atacante vai sendo a principal estrela do Chelsea. Em sete jogos pelo Campeonato Inglês, o sergipano marcou nove gols.

- Cruzeiro. O futebol mais bem jogado do Brasil vem de Minas Gerais. O time comandado por Marcelo Oliveira tem 97,5% de chances de levar o Campeonato Brasileiro, segundos os matemáticos. 

- Cristiano Ronaldo. Pela 22ª vez o atacante português faz três gols em uma mesma partida com a camisa do Real Madrid. Como comparação, Alfredo Di Stéfano e Telmo Zarra precisaram de 11 temporadas para conseguir o feito. CR7 fez isso em cinco

3 fora

- Jules Bianchi. Devido ao mistério da equipe Marussia, ainda não se sabe da gravidade do estado de saúde do piloto francês após o acidente durante o GP do Japão. O fato reacende as discussões sobre segurança na categoria.

- Michael Phelps. Pela segunda vez o maior medalhista da história dos Jogos Olímpicos anuncia que irá se afastar do esporte. O ato ocorre após o nadador ser flagrado dirigindo em alta velocidade após ter consumido bebidas alcoólicas.

- Brigões. Em um jogo com pouco mais de duas mil pessoas presentes, valentões que torcem para Goiás e Figueirense protagonizaram mais capítulo lamentável para o futebol nacional. Clubes estão no aguardo das punições do STJD.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando