Diego Rocha

Diego Rocha

Cultura Nerd

Perfil: Publicitário de formação, mestre em Design, entusiasta da Estética. Professor universitário, fashion-geek, zen-gamer e aficcionado por séries de tv, quadrinhos e cinema de ficção.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

NerdMetal

Diego Rocha, | sex, 09/10/2015 - 17:50
Compartilhar:

Um dos estilos musicais com mais ramificações é, provavelmente, o rock. Suas ramificações incluem desde o rock clássico, sua vertente ligada à música country americana, o "rockabilly", sua vertente mais próxima do universo pop, o pop-rock entre tantas outras. Mas uma variação muito extensa é o chamado METAL.

O Metal é um gênero dentro do rock e seu nome vem de "heavy metal", ou seja: metal pesado. Caracteriza-se pelo "peso" dos metais, com grande ênfase para a presença das guitarras. Esse gênero também se subdivide em uma vasta gama de sub-gêneros, caracterizados por sua técnica (como o speed metal), por seu cenário cultural (como o trash metal), pelo teor religioso de suas letras (com o black metal) entre tantos outros.

Mas uma manifestação especialmente interessante para o tema desta coluna é uma vertente muito presente dentro do sub-gênero chamado Metal Melódico. Esse sub-gênero se caracteriza pela presença dos vocais, mas também digno de nota são alguns dos temas recorrentes em suas letras, que são provenientes do universo nerd.

Então vamos dar uma olhada em alguns exemplos dessas músicas:

1) Blind Guardian - Lord of The Rings

Baseado na trama do filme "O Senhor dos Anéis", um dos universos mitológicos mais famosos da cultura nerd mundial, essa música apresenta a estrutura da trama central. Fala sobre as construções dos anéis de poder, das relações entre os possuidores originais dos anéis e do poder do "Um Anel".

Embora tenha sido escrita e lançada antes do lançamento do filme, o sucesso midiático nas telonas apenas aumenta a repercussão dessa música e, consequentemente, da banda.

2) Rhapsody - Holy Thunderforce

Imagine um grupo de amigos reunidos para interpretar personagens em grandes missões em universos de fantasia, o que seria a base de um jogo de RPG. Uma marca registrada da banda é transformar sessões de RPG em músicas, se valendo do teor épico.

Neste exemplo, a música retrata o clima da batalha campal dos cavaleiros de Algalord defendendo em nome do Rei para impedir o ataque das forças inimigas. Esses cavaleiros se intitulam "A Ordem Sagrada da Thunderforce".

3) Sonata Arctica - Full Moon

Uma temática muito presente em filmes, seriados, jogos de RPG e outras manifestações culturais típicas da cultura nerd são os monstros como os Vampiros, Lobisomens, Bruxas e afins. Nessa música, a letra retrata a angústia de um lobisomem, amedrontado pela lua cheia, transformando-se numa fera, fugindo dos caçadores e aterrorizando sua própria esposa. Ver a história do lobisomem pelo olhar do monstro e não das população atacada é marca do universo nerd.

E caso você esteja se perguntando, aquela imagem lá em cima é de um show da banda alemã Feuerschwanz caracterizado para show. O segmento desta banda, por sua vez é bem mais "descontraído"... como você pode ver no vídeo abaixo.

Tags:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando