Adriano Oliveira

Adriano Oliveira

Conjuntura e Estratégias

Perfil:Doutor em Ciência Política. Professor da UFPE - Departamento de Ciência Política. Coordenador do Núcleo de Estudos de Estratégias e Política Eleitoral da UFPE.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

PODCAST - A miopia e a ausência de diálogo: o Brasil precisa de saídas

Cientista avalia o cenário político brasileiro

Adriano Oliveira, | sex, 08/05/2020 - 10:46
Compartilhar:

<p>Nesta sexta-feira (08), o cientista político Adriano Oliveira comenta em seu podcast sobre a atual &quot;miopia&quot; que o país atravessa e quais saídas precisam ser urgentemente tomadas. Oliveira traça um paralelo entre o momento político que o Brasil vive com o distúrbio ocular, que atrapalha a clareza de entendimento do ambiente e dos riscos que estão ao redor de quem não enxerga bem. Adriano analisa que a falta de visão de parcela de políticos, empresários e opinião pública (herança do governo Dilma) aumenta com o momento que a nação atravessa. O cientista político aponta que o ministro da economia, Paulo Guedes tem boas ideias para tirar o Brasil da recessão, mas que segue míope, quando não coloca na lista das demandas dois pontos importantes que são: a inclusão e a desigualdade social. Para Oliveira, a renda e o poder de consumo de grande parcela da população brasileira não pode ser desconsiderada dentro do contexto econômico e social que estamos.&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;</p><p>Adriano Oliveira aponta que a miopia dos que estão comandando o país, está atrapalhando o desenvolvimento dos projetos e reformas necessárias. Para ele o problema é de comando, mas é também de cunho político. Oliveira demonstra que a miopia dos empresários que estão contra a quarentena é prejudicial, e não percebem que o governo é que precisa dialogar e construir os mecanismos para que haja uma cooperação entre todos os atores, para poder atravessar este momento delicado e difícil na história do Brasil. O cientista político aponta que a miopia tem fermentado a falta de diálogo e o conflito diário de Bolsonaro contra os governadores, o Congresso e as instituições.&nbsp;</p><p>Esta falta liderança do presidente Jair Bolsonaro bloqueia a situação ideal para criar um ambiente de estabilidade e de conversas que coloque o país no rumo certo no combate à Covid-19, ajudando também a contornar a crise econômica e política. Oliveira conclui que a solução mais concreta que o país pode ter para todas as questões em aberto é o diálogo franco e inclusivo. Sem isso, muito dificilmente conseguiremos avançar enquanto nação.&nbsp; &nbsp;</p><p>O podcast de Adriano Oliveira tem duas edições, nas segundas e nas sextas-feiras. Além disso, também é apresentado em formato de vídeo, toda terça-feira, a partir das 15h, na fanpage do LeiaJá.</p><p>Confira esta análise a seguir:</div><div>&nbsp;</div> <iframe width="350" height="50" src="https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/5fbc59e8b8b00ec07528... scrolling="no" frameborder="0"></iframe>

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando