Adriano Oliveira

Adriano Oliveira

Conjuntura e Estratégias

Perfil:Doutor em Ciência Política. Professor da UFPE - Departamento de Ciência Política. Coordenador do Núcleo de Estudos de Estratégias e Política Eleitoral da UFPE.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Podcast - O momento do Brasil é muito preocupante

Cientista político analisa o vídeo divulgado da reunião ministerial e os caminhos que o país pode tomar

Adriano Oliveira, | seg, 25/05/2020 - 09:54
Compartilhar:

Nesta segunda-feira (25), o cientista político Adriano Oliveira fala em seu podcast sobre a grande repercussão após a divulgação, pelo STF, do vídeo da reunião entre Jair Bolsonaro (sem partido) e seus ministros. Segundo ele analisa, o material apresentado não compromete o presidente, visto que nada de objetivamente comprometedor fica provado, pois as falas dão margem para outras interpretações. Ao contrário, Oliveira aponta que as conversas do mandatário brasileiro com seus subordinados podem influir de forma positiva em uma parcela significativa dentro do universo de eleitores que o apoiam. Adriano faz uma leitura de que ele apenas alimenta a imagem que sempre cultivou, cria um apelo eleitoral e mantém a figura de ser um homem simples, com linguagem, gostos e escolhas sem maiores elaborações. 

O comentarista demonstra que a mensagem trocada em um aplicativo de comunicação entre o ex-ministro Sérgio Moro com Bolsonaro é bem mais contundente na acusação de interferência na Polícia Federal (PF), do que todos os trechos pinçados do supracitado vídeo. Oliveira porém sustenta que não há uma prova concreta objetiva que possa de fato abalar os planos do governante da nação em permanecer até o fim do mandato no cargo. Ainda não há um ponto final no assunto, pois o STF e o procurador-geral da república ainda irão se pronunciar sobre a abertura ou não de um inquérito investigativo. O presidente segue criando rupturas e sinalizando o aumento da crise política, diminuindo cada vez mais o seu capital de negociação perante congresso, STF e os governadores, apesar da reunião da última quinta-feira (21) com os chefes estaduais. 

O cientista político comenta também sobre a guerra de narrativas entre as esferas do poder executivo. Enquanto os militares que compõem o governo federal, dão declarações receando de que o Brasil esteja seguindo rumo a uma grande convulsão social, por conta da crise econômica, os governadores dos estados mantém os decretos de endurecimento do isolamento social. Adriano conclui sua fala afirmando que o país se encontra em uma grande crise, e que o momento é muito preocupante pois coloca em jogo a estabilidade democrática da nação. Oliveira discorre sobre dois caminhos que o Brasil pode tomar com a crise econômica e a pressão popular e das instituições sobre Bolsonaro. Ou ele arquiteta um possível golpe militar, e aí Adriano aponta o conflito entre o STF e o General Heleno como exemplo ilustrativo para sua argumentação, ou tudo isso que foi posto pode forçar os militares a deixarem de apoiar Bolsonaro, com uma possível ascensão de Mourão ao comando máximo do país.            

O podcast de Adriano Oliveira tem duas edições, nas segundas e nas sextas-feiras. Além disso, também é apresentado em formato de vídeo, toda terça-feira, a partir das 15h, na fanpage do LeiaJá.

Confira esta análise a seguir:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando