Adriano Oliveira

Adriano Oliveira

Conjuntura e Estratégias

Perfil:Doutor em Ciência Política. Professor da UFPE - Departamento de Ciência Política. Coordenador do Núcleo de Estudos de Estratégias e Política Eleitoral da UFPE.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Podcast - Adiamento da eleição sim, prorrogação dos mandatos não

Cientista discorre sobre o perigo de governos extensos

Adriano Oliveira, | sex, 29/05/2020 - 10:45
Compartilhar:

Nesta sexta-feira (29), o cientista político Adriano Oliveira comenta em seu podcast sobre o debate que vem ganhando forças em Brasília e nas mobilizações da sociedade civil via redes sociais. O debate é em torno dos próximos passos que o Brasil precisa dar para manter a máquina democrática azeitada: se faz o adiamento das eleições ou acata a prorrogação dos mandatos dos políticos por conta da pandemia do novo coronavírus. Oliveira defende a tese que o melhor para o Brasil agora é adiar as eleições, e ele explica o seu ponto de vista falando sobre a quantidade de impactos causados pela sucessão de crises, como a de saúde e a econômica. Adriano analisa que a prorrogação dos mandatos é algo muito arriscado para a democracia nacional. 

Demonstrando ponto-a-ponto os motivos que o fazem temer a extensão do prazo de permanência dos políticos em seus cargos, o cientista político desenha um cenário negativo e pouco saudável para o já combalido processo eleitoral e todas as situações que envolvem o sistema político brasileiro.        

Outro tema abordado por Oliveira é o fator político no âmbito nacional. Adriano enxerga que esse mecanismo de alargar o tempo dos mandatos pode ser utilizado como prerrogativa para que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) queira também fazer a prorrogação do seu mandato que finda em 2022, usando do argumento que a pandemia atrapalhou todos os planos e então ele precisaria de mais prazo para colocar o Brasil no rumo certo. Oliveira finaliza o podcast desta semana enfatizando que a prorrogação dos mandatos não é um bom negócio para o Brasil e que o correto a ser feito é adiar as eleições para o final do ano e permitir que a população exerça seu direito de votar sem muito prejuízo para a democracia nacional.            

O podcast de Adriano Oliveira tem duas edições, nas segundas e nas sextas-feiras. Além disso, também é apresentado em formato de vídeo, toda terça-feira, a partir das 15h, na fanpage do LeiaJá.

Confira esta análise a seguir:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando