Rock in Rio se despede com apoteose e atrasos
Festival chegou ao fim neste domingo (2), com apresentação atrasada da banda Guns n’ Roses
Em uma das noites mais “rock” do Rock in Rio, a noite deste domingo (2) encerrou com apresentações de peso para quem pode conferir o festival. As nacionais Detonautas Roque Clube e Pitty arremataram o público com sua parcela de fãs e com os ansiosos pelas atrações internacionais da noite: Evanescence, System of a Down e Guns n’ Roses.
A Evanescence subiu ao palco e fez o seu melhor de seu new metal gótico. Amy Lee, que apresentou uns quilinhos a mais, liderava os marmanjos da banda e fez a alegria dos adolescentes e saudosistas com “Going Under”, “My Immortal” e “Bring Me To Life", canção escolhida para fechar o show.
Uma noite tambmemorável para quem não escutava a System of a Down, banda liderada pelo politizado Serj Tankian, há um tempo. Tempo este, aliás, que demorou bem mais do que os cinco anos de afastamento do grupo dos palcos, pois foi a primeira vez que a banda armeno-americana de “heavy metal melódico” se apresentou aqui no Brasil.
Sucessos como “Chop Suey”, “Toxicity”, “Sugar” e “Forest” foram entoadas com gosto pela platéia, apresentação que se aproximou da vibração ocorrida em Slipknot. O público vibrou ao som das letras e das mensagens de conscientização do vocalista. “Os homens deveriam olhar-se no espelho e se envergonharem de estarem fazendo o que estão fazendo com o ecossistema do planeta, em nome do ‘desenvolvimento’”, externava, ironicamente, Tankian, que é de origem libanesa.
Mas, sem dúvida, a espera pela banda Guns n’ Roses, escalada para fechar o festival, foi de testar a paciência dos fãs e do público que estava apenas curtindo a festa. Litros de água caiam do céu, justo na hora em que a banda iria se apresentar, o que ocasionou um atraso de, aproximadamente, 2h40.
Forma de forma (desde a apresentação no festival em 2005), Axl Rose, como não poderia deixar de ser, criou toda uma expectativa em torno de sua apresentação (o vocalista e líder da banda de 25 anos de carreira chegou até perder o vôo para a cidade maravilhosa, tendo que vir de jatinho para o local), expectativa que gosta de causar no público desde os 14 anos de espera para a saída de “Chinese Democracy”, último álbum da banda, lançado em 2008.
Fora as boas surpresas e apresentações de requinte (Elton John, Sepultura, Slipknot, Red Hot Chili Peppers, System of a Down), essa edição do Rock in Rio ficou marcada também pela falta de preparo na estrutura do evento – banheiros mal cuidados, estrutura do palco que cedeu ferindo quatro pessoas na noite de ontem e vários registros de assalto fizeram o “lado b” do festival não de orgulhar muito de sua existência.