Galo da Madrugada e Homem da Meia Noite juntos em 2012
No desfile único, o grande homenageado será o rei do baião Luiz Gonzaga
Os blocos carnavalescos Galo da Madrugada e Homem da Meia Noite se unem e prometem fazer a diferença no Carnaval de 2012 - com um desfile único no Sábado de Zé Pereira. E essa diferença não será por acaso, pois trata-se das duas maiores e tradicionais agremiações de Recife e Olinda. O anúncio foi feito em entrevista coletiva, na sede do Galo, na manhã desta quarta-feira (9). O presidente do desfile, Rômulo Meneses, também oficializou o centenário do rei do baião, Luiz Gonzaga, como o grande homenageado do desfile.
Com o tema “Galo, frevo e folia, homenagem ao Rei do Baião”, o desfile contará com 25 trios que saem pelo centro da cidade do Recife durante 9h30 de folia. “Iremos repetir o mesmo percurso do ano que vem, com 4,5km, devido ao sucesso em acomodação e segurança do público participante”, afirma Rodrigo Meneses, responsável por coordenar o desfile.
Cada trio contará com a presença de um sanfoneiro acompanhando os frevos e mesclando à referências de Luiz Gonzaga, como xôte, forró e baião. “Foram feitas adaptações das músicas para fortalecer a figura do compositor homenageado. Além disso, contaremos com a música tema do desfile, que será escolhida mediante o concurso de frevos-canção que realizarmos”, explica Rômulo Meneses.
As composições participantes do concurso são todas inéditas, e foram baseadas na obra de Luiz Gonzaga. Entre os participantes da “proposta-homenagem” estão Nena Queiroga, Fernando Azevedo, Petrúcio Amorim e Getulio Cavalcalti. “Nosso frevo precisava de um estímulo como esse, e para 2013, esperamos fazer um concurso aberto e expandir os frevos para os de bloco e de rua”, conta Julio Leal, presidente da Associação dos Produtores e Artistas de Pernambuco (APA).
Um júri técnico ficará responsável pelas eliminatórias, que acontecem em três quintas-feiras (10, 17 e 24 de novembro). Para a grande final, o público poderá participar com uma votação em urnas ainda não divulgadas, com o resultado final divulgado no dia 19 de janeiro.
HOMEM DA MEIA-NOITE – Para o presidente do bloco Homem da meia-noite, Adolpho Luiz, a estimativa da parceria é a melhor possível. “Será um momento único para a cultura pernambucana, uma homenagem que une não apenas um dos blocos mais tradicionais de Olinda ao maior desfile carnavalesco do país, mas simboliza a união das duas cidades irmãs neste momento tão especial”, complementa.
O tema do bloco será “O espetáculo não pode parar” e a novidade para o ano que vem ficará por conta do resgate dos carros alegóricos durante o desfile do calunga, no Sábado de Zé Pereira. “É muito importante ter este tipo de reconhecimento, em 80 anos de história. Há 40 anos não utilizávamos os carros alegóricos, e este será, sem dúvida, um momento histórico para a agremiação”, reforça.