A memória analógica e afetiva de Mateus Sá

Exposição "Antes de ontem, ontem e hoje" entra em cartaz nesta terça (6), no CCC Recife

ter, 06/12/2011 - 17:40
Divulgação "Memória da paternidade" é uma relação íntima entre fotos feitas pelo artista e por seu pai Divulgação

Antes de ontem, ontem e hoje - a temporalidade na vida e obra do fotógrafo Mateus Sá é um dos elementos chaves do seu trabalho, que entra em exposição a partir desta terça-feira (6), às 19h, no Centro Cultural Correio - Recife, e segue até fevereiro de 2012.

Referência na fotografia pernambucana, a mostra representa a culminância do projeto de pesquisa do acervo do autor, formado por fotografias e áudios em formato analógico, que são produzidos desde 1997. “Chegou um momento que fui começando a ficar incomodado com o acúmulo de material. Sempre tive o sonho de colocar tudo isso na rua, dividir meu olhar com o olhar do observador”, comenta Mateus Sá emendando que, agora, Antes de ontem, ontem e hoje compre este papel. O processo da pesquisa ganhou um espaço em um blog feito especialmente para registrar o passo a passo do projeto, até a culminância na exposição.

Na exposição, Mateus ressignifica seu prório acervo. Séries sobre impactos ambientais ocasionados pelo crescimento desordenado das cidades e ensaios sobre diversas manifestações da cultura popular nordestina, romarias, religiões afro brasileiras, cotidiano das cidades de Olinda e Recife serão encontradas aleatoriamente no contexto conceitual da mostra. “Com exceção do Luz do Litoral e A Cambinda do Cumbe, praticamente todo o material é inédito. São tantas imagens que nem tinha dimensão da quantidade e valor sentimental do acervo. É muito prazeroso poder redescobrir tudo e mostrar o trabalho ao público”, afirma o fotógrafo.

Com curadoria do artista paraibano Ricardo Peixoto, ambientação sonora assinada por Berna Viera e montagem audiovisual de Paulo Sano, a exposição Antes de ontem, ontem e hoje é composta por ampliações com suportes e tamanhos variados e é dividida da seguinte forma:

:: ANTES DE ONTEM: Sala onde Mateus Sá apresenta vários momentos registrados em 15 anos de fotografia. Porém, instiga o público para o tema Memória da infância. No processo de revisitação do acervo, escolhe fotos que o remetem, de formas pontuais, abstratas ou simplesmente emotivas, ao olhar e cotidiano infantil.

:: ONTEM: Interligada às outras duas salas da exposição, nesta instalação o público tem a oportunidade de viajar no universo da memória aleatória. Mateus brinca com a coincidência e parte da possibilidade da mente em “conseguir pensar várias coisas ao mesmo tempo”. A instalação apresenta quatro telões que exibem aleatoriamente parte do acervo do fotógrafo. O sentido da memória surge na medida em que as imagens são apresentadas ao público.

:: HOJE: Esta sala é dividida em quatro séries: Minha vida é como num filme; Pá de cal; Memórias da paternidade; e Retratos analógicos.

Com informações da assessoria.

Serviço
Exposição fotográfica ANTES DE ONTEM, ONTEM E HOJE, de Mateus Sá
Quando: 06 de dezembro de 2011 a 27 de fevereiro de 2012.
Abertura nesta terça-feira (06.12), às 19h
Onde: Centro Cultural Correios (Av. Marques de Olinda, 262, Bairro do Recife – PE)
Horário de visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h
Quando: Entrada franca
Informações: 81 3424-1935

COMENTÁRIOS dos leitores