Passistas e La Ursas na decoração do Carnaval

O projeto é assinado pelo arquiteto Carlos Augusto Lira e pelo próprio homenagedo, Zé Cláudio

por Adriana Cavalcante qui, 12/01/2012 - 14:59
Olívia de Souza Prefeito João da Costa apresentou o projeto nesta quinta-feira (12) Olívia de Souza

Por Olívia de Souza

A decoração do Carnaval de 2012 do Recife promete ser cheia de mudanças e inovações. Passistas de frevo e “La Ursas”, importantes personagens que retratam o cotidiano do carnaval pernambucano ganharão as ruas do Recife na decoração que, este ano, homenageia o artista plástico José Cláudio.

O projeto é assinado pelo arquiteto Carlos Augusto Lira e também pelo próprio homenageado.  Cerca de 40 pinturas foram concebidas por Zé Cláudio, especialmente para o carnaval deste ano. Outras foram retrabalhadas pelos designers Isabela Faria e Lucídio Leão, intervenções e colagens que deram uma roupagem diferenciada aos pórticos, totens e elementos cenográficos.

Outra mudança significativa é o uso da tecnologia em alguns elementos decorativos da festa. Um deles é a fachada Paço Alfândega, localizado no Pólo Mangue, Recife Antigo. Um vídeo mapeamento nas paredes do shopping mostrará, de maneira itinerante, diversas obras de Zé Cláudio, em 3D.

“Foi muito gratificante para nós poder homenagear Zé Cláudio, e mais ainda vê-lo envolvido nesse projeto, trabalhando suas obras com muita empolgação”, afirmou o arquiteto Carlos Augusto Lira. O próprio Zé mostrou sua satisfação. “Eu tô muito feliz de ter sido jogado de volta na rua”, brinca.

Além de passistas e La Ursas, as pontes da cidade também contarão com outros personagens como mulher coquista, caboclinho, caboclo de lança do maracatu rural, boi e porta-bandeira.  Na entrada das avenidas do Bairro do Recife, a Marquês de Olinda e Rio Branco, pórticos de 8.5m de altura estarão localizados nas extremidades. As vias históricas serão decoradas com bonecos gigantes de 7.5m.

Outros pólos também tiveram atenção especial. O Polo de Todos os Ritmos, localizado no Pátio de São Pedro, recebeu um tratamento diferenciado, com as figuras localizadas nos telhados das casas. “Foi o único meio que encontramos de fixar as peças”, explicou Carlos Lira. No Polo Afro, instalado no Pátio do Terço, figuras de orixás como Iemanjá, Oxossi, Ogum, Exú e Xangô, estarão presentes.

O Polo Multicultural, localizado no Marco Zero, será decorado com um dragão gigante de 9m de altura e 40m de extensão, nas cores amarelo e vermelho. O Galo da Madrugada, um dos principais símbolos da festa, ganhou as cores dourado e vermelho.

A cenografia também lembrou o outro homenageado da festa, Alceu Valença. A Rua do Bom Jesus, importante cenário do Bairro do Recife receberá uma decoração especial chamada “As Mulheres de Alceu”, com desenhos de personagens da música do artista como Morena Tropicana, Diabo Louro e a Belle de Jour.

Segundo o prefeito João da Costa, um dos principais objetivos da cenografia do carnaval recifense é fazer com que a obra do artista homenageado seja conhecida por muitos, divulgando e valorizando-a. “A grande maioria não conhece a obra de Zé Claudio, e ela tem muito a ver com o povo do Recife, com a sua cultura, com o nosso carnaval, as nossas paisagens. O carnaval é uma porta de entrada pra você democratizar o acesso a esse bem cultural, que durante boa parte do ano fica restrito a poucas pessoas”, disse.

COMENTÁRIOS dos leitores