Mateus Sá revisita memória em exposição

Centro Cultural dos Correios realiza até fevereiro a exposição "Antes de ontem, ontem e hoje"

por Olivia de Souza qua, 18/01/2012 - 12:11
Divulgação Fotógrafo reúne acervo de onze anos de trabalho Divulgação

O Centro Cultural dos Correios abriga, até 27 de fevereiro, a exposição “Antes de ontem, ontem e hoje”, do fotógrafo pernambucano Mateus Sá. A partir de um projeto de pesquisa de seu acervo, Mateus reúne os trabalhos em três salas do segundo andar do prédio. São fotografias e áudios em formato analógico (negativos e fitas cassete) produzidos entre o período de 1997 e 2008, e que trabalham o lado da memória afetiva.

O processo teve início em junho de 2011, onde foi feito o processo de seleção e recondicionamento de sua produção, com a ajuda de estagiários. O registro pode ser conferido no blog do projeto.

A curadoria ficou por conta do artista paraibano Ricardo Peixoto e a ambientação sonora por Berna Vieira. “Antes de ontem, ontem e hoje” é dividido em três salas, com temáticas diferentes. São elas: Antes de ontem (trabalhos que trazem à tona a temática “Memória da Infância”), Ontem (quatro telões exibindo o acervo do autor de maneira aleatória) e Hoje (são exibidas as séries “Minha vida como um filme”, “Pá de cal”, “Memórias da paternidade e “Retratos analógicos”.

Destacam-se as produções relativas às comunidades nativas do litoral pernambucano e do arquipélago de Fernando de Noronha, desenvolvida durante cinco anos e que foi publicada no livro “Luz do Litoral”, de 2005. Outro trabalho conhecido é a documentação sobre o maracatu rural “Cambinda do Cumbe”, realizado durante oito anos e que foi publicado em 2006 no livro “A Cambinda do Cumbe”.

Patrocinada pelos Correios, a mostra segue no segundo semestre para a Associação Fotoativa de Belém (PA).

Confira vídeo da exposição:

 

Serviço:

Centro Cultural Correios (Av. Marques de Olinda, 262, Bairro do Recife – PE)

Horário de visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h

Entrada franca. Informações: 3424-1935

COMENTÁRIOS dos leitores