Galo anuncia música tema do desfile de 2012

Escolhida será "Galo, Frevo e Folião”, interpretada pelo cantor Josildo Sá

por Karolina Pacheco sex, 20/01/2012 - 06:55

O frevo-tema que vai embalar o sábado de carnaval no Galo da Madrugada foi escolhida nesta quinta (19) na sede do bloco, no bairro de São José, centro do Recife. “Galo, frevo e folião” é o nome da composição de Nuca e Eriberto Sarmento Júnior e interpretada por Josildo Sá que levou o primeiro lugar e um prêmio de R$ 5 mil.

Antes de ser revelada a música vencedora, os torcedores que estavam na platéia já entoavam os versos do frevo interpretado por Josildo. Logo em seguida, após a premiação, o cantor fez o público vibrar com sua emoção em ter vencido o festival. “Eu quero agradecer a Nuca e a Eriberto, que são os compositores que me convidaram para cantar. Se o galo já pegava fogo, esse ano vai pegar ainda mais. Essa é minha emoção, ser mais um folião na avenida”, declarou o intérprete.

Os compositores vencedores, já habituados a participar de festivais de frevo, aprovaram a iniciativa do Galo da Madrugada. Nuca falou sobre a importância da divulgação de frevos inéditos: “Esse concurso é de alta representatividade para a cultura pernambucana. Que é o propósito que o Galo fez: Renovar os frevos pernambucanos. Ninguém aguenta mais todos os anos ouvir os mesmos frevos, em todos os carnavais, então esse é o ponta pé inicial. Eu acho que todas as doze músicas vão ser muito bem cantadas esse ano e espero que a cada ano haja mais composições novas e que a mídia ajude a divulgar”. Eriberto, parceiro do compositor, acrescentou que concursos desse tipo favorecem o fortalecimento do frevo. Segundo ele o ritmo pernambucano precisa de divulgação.

“Na verdade o grande vencedor é o carnaval de Pernambuco que de certa forma tava precisando dar uma reoxigenada na nossa música, no nosso frevo. Todos somos vencedores”, afirma Rogério Rangel - intérprete e compositor de “O romance da Asa Branca com o Galo da Madrugada” - que ficou em terceiro lugar na premiação. O segundo lugar foi para Ed Carlos com “Rei do Baião no reino de Momo”. Ambos receberão um prêmio extra de R$ 2 mil.
O cantor Gustavo Travassos, filho de Enéas Freire – fundador do Galo da Madrugada, se mostrou satisfeito com o resultado da noite. “Achei o resultado altamente positivo. Nós elegemos pela popularidade, qualidade da música e letra. A música escolhida tem o refrão forte, e faz o povo cantar. Vai botar a multidão do galo pra cantar. Os três frevos vão ser muito bem executados durante o desfile inteiro e o que a gente quer é isso. Que o povo cante o nosso Rei do Baião dentro do Galo da Madrugada, vai estar na boca do povo e isso é o mais importante”, declarou o Travassos.

Durante a noite foi lançado oficialmente o CD contendo as três músicas vencedoras e mais outras nove, totalizando 12 músicas, que trarão à festa do Galo uma homenagem a Luiz Gonzaga. Segundo Travassos o Rei do Baião é um grande divulgador de Pernambuco no mundo inteiro e por isso foi escolhido. “É o grande tema esse ano, as escolas de samba e os quatro cantos do Brasil estão homenageando ele”, declara o intérprete, feliz com o resultado.

COMENTÁRIOS dos leitores