Prefeitura de Olinda anuncia programação do Carnaval

Alceu Valença é atração principal da abertura ofical da festa, que este ano homenageia cinco agremiações tradicionais

qua, 25/01/2012 - 13:03 Atualizado em: ter, 14/02/2012 - 15:34
Chico Peixoto LeiaJá/Imagem O Homem da meia noite é uma das cinco agremiações homenageadas este ano Chico Peixoto LeiaJá/Imagem

A Prefeitura de Olinda anunciou nesta quarta-fera (25) a programação do carnaval da cidade. Com o tema "Olinda, a magia para o mundo", a cidade homenageará importantes datas de blocos tradicionais da cidade: os 100 anos do Bloco das Vassourinhas, os 60 anos do clube Elefante de Olinda, os 50 da troça Ceroula, os 30 da Marin dos Caetés, e os 80 anos do Homem da Meia-Noite.

Alceu Valença abrirá as festanças de momo na cidade, na quinta-feira, 16 de fevereiro, no Fortim do Queijo. Na ocasião também acontecem os shows da orquestra Rockfônica (do maestro Ademir Araújo, interpretando clássicos do rock em ritmo de frevo) e da banda olindense Eddie.

A festa contará com 15 polos, distribuídos no sítio histórico e em bairros da cidade. Importantes artistas da nova e velha guarda se apresentarão como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Karina Buhr, China, Orquestra Contemporânea de Olinda, Quinteto Violado, Maracatu Nação Pernambuco, Família Salustiano e a Rabeca Encantada, entre outros.

A expectativa é que 800 agremiações e 500 orquestras desfilem pelas ladeiras da cidade. A festa desse ano apresenta algumas novidades, uma delas relativa ao desfile do Homem da Meia-Noite. Além da tradicional apresentação feita à meia-noite de sábado para domingo, na segunda-feira (20), haverá um desfile no bairro da Guadalupe, seguindo para o Amparo e o Bom Sucesso, fato que não acontece há 40 anos.

O homenageado do ano é o carnavalesco, historiador e professor, Germano Coelho, que foi prefeito da cidade em 1982, à época em que ela foi escolhida Patrimônio Histórico. O responsável pela decoração é o artista plástico Romildo Alves, que se inspirou nos bobos da corte e duendes que figurarão nos pórticos de entrada dos principais polos.

A programação completa do carnaval de Olinda ainda não foi fechada e será divulgada até 3 de fevereiro. O investimento desse ano foi de aproximadamente R$ 7,5 milhões.

COMENTÁRIOS dos leitores