Identidade Brasileira no Centro Cultural Correios

Exposição fotográfica "Capoeira: luta, dança e jogo da liberdade" abre temporada em Recife

por Karolina Pacheco qua, 11/04/2012 - 10:53 Atualizado em: qua, 11/04/2012 - 15:31

O Centro Cultural Correios, situado no Bairro do Recife, abre a partir desta quarta-feira (11) as portas para a identidade cultural brasileira traduzida na dança e luta da capoeira. A exposição do fotógrafo André Cypriano é produzida pela AORI, com curadoria de Denise Carvalho, e já visitou várias cidades do Brasil. "Capoeira: luta, dança e jogo da liberdade" resgata histórica e socialmente através de foto, textos e outros objetos, este universo de arte e cultura vivenciado por grupos em todo o mundo.

Foi da pesquisa de Rodrigo Almeida e Letícia Pimenta, acrescido das fotos de Cypriano que nasceu a exposição. A ideia é revelar a dança, o jogo, a luta e os hábitos peculiares da cultura afro-descendente. Além disso, a mostra consegue transportar os visitantes ao fazê-los imergir nos costumes e atmosfera da luta.

Segundo Mestre Ulisses, professor do grupo Lua de São Jorge, o melhor pagamento pela ação oferecida gratuitamente, é o reconhecimento. Ele é também fundador do grupo que funciona na Cidade Tabajara num espaço na parte de cima de sua residência. “O maior reconhecimento pelo trabalho é esse, de ter a atividade divulgada. Tudo o que eu faço é por amor e comprometimento com aquelas pessoas, a capoeira tem melhorado a vida de muita gente”, relata Ulisses, um dos mestres clicados nas fotografias de Cypriano.

De fotografias do início do século XIX, com textos que transmitem uma viagem histórica da luta, à vídeos com depoimentos e fotos mais recém-clicadas, todo o espírito afro é revelado. No primeiro ambiente da exposição, é feito um assentamento para Exu através de imagens, reproduzindo o ritual que antecede a roda de capoeira.

As imagens, são de sensibilidade ímpar. Resgatam os movimentos realizados, áereos e também terrestres. São 11 fotografias em preto-e-branco, 29 fotos coloridas, 10 ilustrações (estas últimas de Debret e August Earle) e textos explicativos que compõem um levantamento da resistência da capoeira no Brasil colonial até a atualidade, dentro e fora do país.

Serviço



Exposição fotográfica “Capoeira – luta, dança e jogo da liberdade”



Centro Cultural Correios (Av. Marquês de Olinda 262 – Bairro do Recife)



11 de Abril a 19 de Maio de 2012 (terça a sexta, das 9h às 18h | sábado e domingo, das 12h às 18h)

 

COMENTÁRIOS dos leitores