Expoidea une tradição, tecnologia e economia criativa

"Feira do Futuro" vai ocupar seis ambientes do Paço Alfândega, entre os dias 8 e 13 de maio

ter, 24/04/2012 - 16:35
Marionaldo Junior/LeiaJá Imagens Rapper Criolo participa de debate no evento, ao lado da mãe, dona Maria Vilani Marionaldo Junior/LeiaJá Imagens

Um espaço de encontro entre a tradição e a tecnologia, discussão e divulgação de estratégias da economia criativa, estímulo à participação da sociedade em novos negócios, apoiado na ideia de economia verde. Essas são algumas das diretrizes da "Expoidea", evento que chega a sua segunda edição entre os dias 8 e 13 de maio, no Paço Alfândega, bairro do Recife.

Apoiada em três pilares - Tecnologia, Sustentabilidade e Cultura -, a “Feira do Futuro” tem como objetivo promover o diálogo entre os gestores públicos e a iniciativa privada com a sociedade, num ambiente criativo e colaborativo. Dentro disso, reserva um cronograma extenso de atividades, como oficinas, palestras, debates, rodas de diálogo, “espaços vitrines”, apresentações de projetos, entre outros.

Em coletiva realizada nesta terça-feira, o coordenador-geral do evento, Rogério Robalinho, declarou que o bom momento vivido por Pernambuco (que abriga o maior polo de tecnologia do Brasil, o Porto Digital), explica a escolha pelo local para sediar o evento. “Bacana é a gente perceber como a região do Recife se desenvolve e o Estado cresce como um todo. A realidade atual reflete um momento único de renascimento e de avanço. Com a Expoidea, procuramos dar a nossa parcela de contribuição no fortalecimento do polo criativo de Pernambuco”, declara.

As atividades serão divididas em seis ambientes, espalhados pelo Paço Alfândega: Círculo das Ideias, Palco das Ideas, Espaço Expoidea, Humor na Feira e Ambiente de Exposição Interativa – além de espaços de Convivência e interação social.

A feira também vai dar um foco especial para a robótica, com oficina, luta de robôs, exibição de braços robóticos, além da possibilidade dos visitantes controlarem os robôs em exposição. Para estimular a participação do público, o evento acontecerá numa espécie de “jogo”, com premiações aos participantes que forem acumulando pontuações a cada atividade realizada, estratégia conhecida como gamefication. “Seguindo a lógica dos games, esse tipo de ação torna a experiência mais divertida para o público”, disse o cineasta Leo Falcão, responsável pela elaboração do jogo.

A Produtora Cultural Colaborativa ficará encarregada de registrar, em fotos e vídeos, todas as ações realizadas na Expoidea, além de ministrar seis oficinas, já com inscrições encerradas: de Jornalismo online, Áudio, Design e Artes Gráficas, Fotografia, Transmissão ao vivo (streaming) e Vídeo. Todas em software livre. Mais oficinas serão divulgadas durante a semana. As inscrições podem ser feitas no site do evento.

CULTURA

Além das 122 atividades de conteúdo, mais 20 ações serão voltadas para a área cultural, em formato de shows e mostras artísticas. No Cinema São Luiz acontece a Mostra Eduardo Coutinho, exibindo filmes do cineasta brasileiro, considerado um dos mais importantes documentaristas da atualidade. Foram cinco filmes selecionados pelo próprio Coutinho, são eles: Cabra marcado para morrer (1984), Santo Forte (1999), Edifício Master (2002), Jogo de Cena (2007) e As Canções (2011).

Destaque para uma homenagem especial a Lula Côrtes, pegando gancho no lendário “Paêbiru - Caminho da Montanha do Sol”. O disco é resultado de uma parceria entre Lula e Zé Ramalho durante a década de 1970. Foram perdidas cerca de 1.000, das 1.300 cópias feitas em prensagem única, durante a grande cheia do Recife de 1975, resultando num exemplar raríssimo, que chega a custar cerca de R$ 10 mil nos sebos. O show “Paêbiru - Tributo a Lula Côrtes” vai reunir jovens músicos da cena pernambucana para tocar o disco na íntegra.

Depois da bem sucedida participação no carnaval deste ano, o rapper paulista Criolo volta ao Recife para participar do debate “Transformações possíveis: aqui, ali, e para mais além”, junto com Cannibal, líder da banda Devotos, do Alto José do Pinho e ao lado de Maria Vilani. O trio irá falar sobre os projetos sociais desenvolvidos em suas comunidades.

Depois, Criolo realiza um pocket-show em formato “DJ e Mc (mestre de cerimônia)” para os presentes no bate-papo. “Esta pode ser uma das oportunidades de conferir o Criolo apresentando um show neste formato”, adiantou um dos organizadores do evento, o jornalista Schneider Carpeggiani.

Além dessas, o Expoidea reserva muitas outras atividades voltadas para a área cultural. “Qualquer pessoa que trabalha com cultura fica satisfeita com um evento que propõe alargar os limites do que é cultura e tecnologia”, declarou Schneider.



Serviço

Expoidea - Feira do Futuro

De 8 a 13 de maio, no Paço Alfândega, Bairro do Recife

www.expoidea.com.br

COMENTÁRIOS dos leitores