Acervo de Laerte é roubado no Rio

Assaltantes levaram mais de 20 mil arquivos digitais da casa do cartunista

por Carlos S Silvio sex, 04/05/2012 - 09:09

O acervo de obras criadas pelo cartunista Laerte desde 2000 foi roubado da residência do autor, no último dia 1 de maio. Segundo o artista são mais de 20 mil arquivos digitais, além de originais que também foram levados, dois computadores e um HD externo. Laerte estava viajando no momento em que a casa dele foi invadida. Os vizinhos relataram perceber uma movimentação suspeita durante a madrugada.

Em entrevista ao jornal O Globo, o cartunista falou "que dois computadores, o HD externo onde eu guardava minhas obras, dois violões, um aparelho de microondas que deve ter uns dez anos, um aparelho de DVD e, acredite, dois botijões de gás também foram levado". Entre as obras digitais roubadas, cerca de 20 mil tiras, charges e cartuns, tudo produzido depois de 2000. "Perdi arquivos digitais que não têm valor nenhum, mas que são de muita importância para mim. Só com muito esforço vou conseguir recuperar parte deles com as pessoas que receberam esse material para publicação. São os azares da vida, que isso sirva para aprender que é preciso ter um backup decente." afirma o artista em entrevista ao jornal carioca.



REPERCUSSÃO - Nas redes sociais, vários admiradores da obra de Laerte estão se movimentando na tentativa de reaver o material roubado, espalhando a notícia entre os amigos. Numa imagem compartilhada por quase três mil pessoa, o texto "Devolvam a obra do Laerte! Ladrões invadiram a casa do artista e levaram 12 anos de trabalho em arquivo digital. Se você adquiriu ou receptou dois micros e um HD externo, por favor, verifique o conteúdo antes de formatar. A obra do cartunista Laerte não tem preço pra você, mas pra nós tem um enorme valor. Que o universo conspire a favor dessa campanha". 

COMENTÁRIOS dos leitores