Expoidea termina com música e homenagem a Luiz Gonzaga
"Feira do Futuro" terminou com show de Mamelungos, após a Orquestra Santa Massa tocar músicas do Rei do Baião
Após seis dias de palestras, rodas de diálogo, oficinas, debates, mostra de cinema e shows, além dos stands montados no Paço Alfândega, a Expoidea encerrou suas atividades neste domingo (13) com muita música. O dia foi de debates sobre TV pública, o marco civil da internet e a cidade do Recife vista pela ótica do Movimento Mangue, e também de muita música.
Para finalizar as atividades da sua segunda edição, a Expoidea preparou shows musicais que levaram muita gente à Rua da Moeda. A programação musical começou com as apresentações do Palco Livre, que trouxe atrações de outras cidades pernambucanas, como a Mazurca Pé Quente, de Caruaru e Samba Cococ Irmã Lopes, de Arcoverde. Em seguida, quem subiu ao palco foi a Orquestra Santa Massa, projeto do DJ Dolores que reúne vários músicos da cena pernambucana.
Isaar, Fabinho Trummer, Maciel Salu, Jam da Silva e Iuri Queiroga, além do próprio DJ Dolores, contaram com a participação do sanfoneiro André Julião para homenagear Luiz Gonzaga, aproveitando o centenário de nascimento do Rei do Baião. A banda recebeu a missão de tocar o repertório de Gonzaga com muita naturalidade. "Luiz Gonzaga faz parte da vida da gente. Todo mundo aqui, de alguma forma já tocou em algum momento músicas dele", afirma Trummer.
Hélder Aragão, o DJ Dolores, pontua que o repertório escolhido foca "nas músicas mais engraçadas de Luiz Gonzaga. Esse negócio de tristeza não combina com a gente". E a Santa Massa fez realmente um show pra cima e dançante, atualizando a musicalidade do Rei do Baião com batidas eletrônicas e arranjos inusitados, fazendo muita gente dançar como num verdadeiro baile de forró.
A apresentação da Santa Massa teve direito até a improvisos e o futebol não passou despercebido em dia de final do Campeonato Pernambucano e com quase todos os integrantes, a exceção de Maciel Salu, sendo torcedores do Santa Cruz, que se consagrou bicampeão exatamente neste domingo. Improviso, aliás, é a arte de Jorge Santos o "Poeta do Improviso", que acompanhado do Guitarrista Marcio Arielson se apresentou inventando seus versos na horta, como de costume.
Quem encerrou a noite e a programação da Expoidea foi a banda Mamelungos, que vem em um crescendo de qualidade artística e de público, o que fez com que muita gente continuasse na Rua da Moeda para conferir o show do quinteto. E eles não decepcionaram, fazendo um show redondo, com muitas músicas sendo cantadas pelo público. A apresentação da Mamelungos garantiu um fim literalmente feliz para a maratona de eventos da Expoidea, que foi realizada pela segunda vez no Recife, prenunciando outras edições.