Yoko Ono concede prêmio pela paz a Lady Gaga e Pussy Riot
Prêmio "Lennon Ono" pela paz foi criado por Yoko Ono em 2002, em memória da militância de seu marido
Yoko Ono anunciou nesta sexta-feira os nomes dos ganhadores de seu prêmio pela paz Lennon Ono, que será concedido na terça-feira, em Reikiavik, entre os vencedores estão Lady Gaga e as Pussy Riot.
Entre os ganhadores também figura o ensaísta americano John Perkins, assim como a título póstumo a ativista Rachel Corrie e o jornalista Christopher Hitchens, ambos americanos. "Lady Gaga não é apenas uma artista, também é uma ativista que usa sua arte para melhorar a comunicação no mundo", declarou Yoko Ono em um comunicado.
Yoko Ono também concedeu seu prêmio às Pussy Riot, atualmente presas na Rússia. "A Pussy Riot está de pé de maneira firme em sua crença na liberdade de expressão. Quero trabalhar para sua imediata libertação", declarou Ono.
Tolokonnikova, de 22 anos, Yekaterina Samutsevich, de 30 anos, e Maria Alekhina, de 24 anos, as Pussy Riot, foram condenadas a dois anos de prisão em agosto passado por vandalismo e incitação ao ódio religioso depois de terem cantado uma espécie de oração contra o presidente russo Vladimir Putin em uma Igreja ortodoxa.
O vídeo da apresentação deu a volta ao mundo e inúmeras personalidades declararam seu apoio às cantoras. O prêmio "LennonOno" pela paz foi criado por Yoko Ono em 2002 em memória da militância de seu marido e é concedido a cada dois anos.