Fliporto é literatura e teatro na sua 8ª edição

Festival literário homenageia Nelson Rodrigues e traz Maria Bethânia para a abertura que acontece em novembro

por Felipe Mendes qua, 17/10/2012 - 12:59

A Literatrupe abriu o evento de lançamento da Festa Literária Internacional de Pernambuco - Fliporto com muita poesia e música, antecipando o clima que deve tomar Olinda por quatro dias, entre 15 e 18 de novembro. O lançamento aconteceu na casa 310  do Largo do Amparo, no sítio histórico de Olinda, que abriga, a partir de agora, a Casa do Livro e da Leitura Infantil, espaço permanente de estímulo à prática da leitura e introdução das crianças e jovens ao universo da literatura.

A atenção da Fliporto com a criança e o jovem nesta edição é ainda maior do que nas edições anteriores. Há a preocupação em transcender os dias do evento e deixar um legado permanente também. "A Fliporto é mais do que uma festa literária, é um movimento cultural permanente", atesta o curador Antônio Campos.



A cantora Maria Bethania é quem abrirá a programação da festa, com seu projeto "Bethania e as Palavras", em que irá recitar poesias de vários autores de língua portuguesa. O encerramento ficará a cargo do escritor Ariano Suassuna, que realiza sua famosa aula-espetáculo no dia 18 de novembro.



Com o tema A vida é um espetáculo, a Fliporto 2012 homenageia o dramaturgo Nelson Rodrigues. Nascido em Pernambuco, o autor de textos clássicos como Vestido de Noiva, O Beijo no Asfalto e Toda nudez será castigada faria 100 anos se estivesse vivo em 2012. O universo rodrigueano está presente em vários momentos da programação, como no painel que reúnirá Lucélia Santos, Nelson Rodrigues Filho, Braz Chediak e Neville de Almeida, debatendo a obra do dramaturgo adaptada para o cinema. Também na conversa do biógrafo Ruy Castro e Heloísa Seixas com o jornalista Geneton Moraes Neto sobre a biografia de Nelson O Anjo Pornográfico, além de painéis sobre "As mulheres de Nelson" e "Nelson Rodrigues em cena".

O teatro, arte maior do homenageado, também se fará presente, com destaque para a leitura dramática do pela inédita Boa noite a todos, de Edney Silvestre, com a atriz Cristiane Torloni, e a apresentação de A vida é um Espetáculo, de Betty Milan - que também realizará um painel sobre "Teatro e psicanálise".

Autores e estudiosos estrangeiros como Robert Darnton, Cory Doctorow, Frédéric Martel e o moçambicano Mia Couto marcam presença na programação. Quem também integra o elenco dos ilustres convidados é o biógrafo Barry Miles, responsável pelas obras que esmiúçam as histórias de artistas e bandas como The Beatles, William Burroughs, Jack Kerouac e Frank Zappa.

Entre os brasileiros, João Gilberto Noll, Antonio Cícero, Humberto Werneck, Lawrence Flores Pereira e o professor João Cezar de Castro Rocha marcam presença. A poesia também tem presença marcante. "Uma das tônicas é o recital, a dimensão mais lúdica", avisa o coordenador literário da Fliporto, Mário Hélio

Confira vídeo com o curador Antônio Campos:

Investindo no futuro

Com a intensificação de atividades voltadas para crianças e jovens, a Fliporto investe na formação de novos leitores e autores com as programações da Fliporto Nova Geração e Fliporto Criança. Performances, palestras e conversas, oficinas compõem uma roteiro que traz artistas como Maria Clara Machado, Cristina Villaça, Thiago Laurentino e a ilustradora argentina Maria Wernicke.

Entre as novidades desta edição, a Fliporto promove a primeira Feira do Livro Eletrônico, a E-Porto Party. Também realizará atividades no Solar da Marquesa, casarão antigo localizado no Varadouro, em Olinda. A expectativa da organização é atrair até 100 mil pessoas para esta edição. "Ano passado tivemos um público estimado em 80 mil pessoas", afirmou o coordenador executivo da Fliporto, Eduarto Côrtes, completando que "hoje somos o Festival Literário de maior público do Brasil".

Mais uma vez, o Pátio do Carmo, em Olinda, será o coração das atividades da festa, reunindo dezenas de stands que abrigam o Espaço Literário, espaços para atividades com crianças, Espaço Nova Geração, Feira do livro, E-Porto Party e Estação Alimentação.

A Fliporto 2012 acontece entre os dias 15 e 18 de novembro no sítio histórico de Olinda. O período coincide com a realização de outro grande festival, o Olinda Arte em Toda Parte. Para o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, a Fliporto "foi um dos maiores presentes que a cidade recebeu, pois já chegou em Olinda consagrada".

Serviço

Fliporto 2012 - A vida é um Espetáculo

15 a 18 de Novembro



Pátio do Carmo, Olinda

COMENTÁRIOS dos leitores