Tocando Pífanos chega à terceira edição em Olinda
Evento acontece entre os dias 22 e 24 de novembro com palestras, oficinas e shows no Sítio Histórico de Olinda
As ladeiras da Cidade Alta, em Olinda, se preparam para a terceira edição do Tocando Pífanos, que acontece de 22 a 24 de novembro com uma programação variada e gratuita, que inclui palestras e oficinas sobre pífanos e shows. A grande homenageada desta edição é a pernambucana radicada na Paraíba, Zabé da Loca, que aos 86 anos continua tocando pífano e fará uma apresentação durante o evento.
São sete atrações musicais, que vão se apresentar na Praça Laura Nigro, localizada em frente ao museu do Mamulengo, na Ribeira, sempre a partir das 20h. Banda de Pífanos Santo Antônio (PE), Chau do Pife (AL), Zabé da Loca (PB), Banda de Pífanos de Conceição das Crioulas (PE), Banda Cultural Indígena Fetxha (PE), Banda de Pífanos Mané de Rita (PE) e o Trio Serendou (África/Europa) estão na programação. Na sexta-feira (23), além dos shows, haverá um cortejo pelas ruas de Olinda, comandado pela Zabumba de Mané Rita e acompanhado por rezadeiras. A concentração é às 17h, em frente ao Teatro do Mamulengo Só Riso, na Rua 13 de Maio.
Palestras e Oficinas
Serão oferecidas três palestras: As Bandas de pífanos do Brasil, com o alagoano José Maria Tenório, doutor em Artes pela Universidade de São Paulo; Salvaguarda e registro das Bandas de Pífanos, com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional da Paraíba, Keber Moreira e o sociólogo Giorge Bessoni; e Fifres de Garonne, com o francês Pierre Scheidt, coordenador do Festival Sous Fifres, que existe há 22 anos, unindo pífanos e flautas transversais de diversas partes do mundo numa pequena cidade francesa chamada Sto. Pierre de Aurilac. Todas as palestras terão tradução simultânea em Libras, a linguagem brasileira de sinais.
Também serão ofertadas três oficinas práticas: Sopro de Pife, ministrada pelo maestro, compositor e arranjador Carlos Malta, fundador do Pife Muderno; Confecção de gaitas, dada pelo pesquisador de etnomusicologia Daniel Magalhães – que vai abordar tanto a confecção de gaitas quanto de flautas; e Fazendo e Tocando Pífanos, com o músico e luthier Egildo Vieira, conhecido pela precisão sonora dos seus pífanos.
As oficinas e palestras serão realizadas a partir das 9h30 no Teatro Mamulengo Só Riso. As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo email tocandopifanos@pagina21.com.br.
Serviço:
Projeto Tocando Pífanos
De 22 a 24 de dezembro
Sítio Histórico de Olinda
Gratuito