Jornalista Paulo Magalhães lança livro em Salvador
Livro traz uma vasta pesquisa na imprensa baiana e entrevistas com 18 mestres
*Por Daniele Vilas Boas
SALVADOR – O lançamento do livro "Jogo de discursos – A disputa por hegemonia na tradição da capoeira angola baiana", de Paulo Magalhães, abrirá as comemorações da semana da consciência negra em Salvador nesta segunda-feira (19), às 18h, no Espaço Cultural da Barroquinha. Além da apresentação da publicação, haverá uma apresentação músico-poético do grupo Vira Saia, roda de capoeira angola, coquetel e confraternização.
A apresentação de música e poesia pelo Grupo Vira Saia, roda de capoeira de Angola, coquetel e confraternização estão entre as atrações da noite. Fruto da dissertação de mestrado em Ciências Sociais do jornalista Paulo Magalhães, o livro trata da diversidade de tradições, relativas às diferentes linhagens e heranças na capoeira angola, trazendo uma vasta pesquisa na imprensa baiana e entrevistas com 18 mestres, publicado pela Edfba.
O lançamento do livro integra as atividades do evento O Sabor do Saber Ancestral, realizado pela ACANNE (Associação de Capoeira Angola Navio Negreiro), no período de 19 a 24 deste mês, composto por uma semana de rodas, oficinas e vivências, tendo como fio condutor a relação entre a ancestralidade, a cultura, as lutas e os valores civilizatórios de matriz africana. Paulo Andrade Magalhães Filho é jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Educação e Relações Étnico-Raciais pela Uesc e mestre em Ciências Sociais pela UFBA.
Fundador da revista "Angoleiro é o que Eu Sou", em Belo Horizonte (MG), foi consultor dos Encontros Pró-Capoeira, realizados pelo IPHAN e membro da organização do I Seminário Baiano de Proposição de Políticas Públicas para a Capoeira. Ex-secretário da Associação Brasileira de Capoeira Angola, atualmente compõe a Coordenação de Patrimônio Cultural do Fórum de Cultura da Bahia.