"Gonzagão" é ovacionado no Festival Nacional de Teatro

A 15º edição do evento trouxe a peça dirigida pelo diretor João Falcão para abrir a programação

por Rhayana Fernandes qui, 22/11/2012 - 10:43
Victor Jucá / victorjuca.com

De menino a “homem-feito”, o cantor e compositor Luiz Gonzaga foi o personagem principal da primeira noite da 15ª Festival Recife de Teatro Nacional, que aconteceu no Teatro Santa Isabel, nesta última quarta-feira (21), onde a sua história foi retratada em vários contos. Dirigido por João Falcão, o espetáculo Gonzagão – A Lenda emocionou a todos, devido a notável harmonia entre os músicos e atores em cena, levantando a plateia para aplaudir ao término do musical.

A peça inicia quando a trupe se apresenta para contar a história de Luiz Gonzaga, que começou no sertão do Araripe. O grupo formado por oito pessoas se revezam em vários papeis para dar vida aos personagens que marcaram a trajetória do músico. 

A apresentação conta com instrumentos como bateria e violino, além da tradicional sanfona, que acompanhavam os atores ao vivo. “Recife é privilegiado em receber espetáculos como Gonzagão, que já começou com o pé direito”, enfatizou o Presidente da Fundação de Cultura de Pernambuco, Andre Brasileiro.

A Secretária de Cultura do Estado, Simone Figueredo, contou em discurso o prazer de presenciar o espetáculo. “Nós trouxemos para cidade uma mostra de um talento nacional para a emoção e diversão dos recifenses”, disse emocionada.

Foram mais de 50 músicas selecionadas pelos instrumentistas e cantadas pelos atores que vivem a história de Gonzagão no palco. O ator, Thomás Aquino, 26, que estava na plateia,ficou impressionado com o musical. "Ele é fantástico, a música e o teatro foram bem encaixados com uma ótima harmonia. A gente percebe uma simplicidade muito grande nos atores no palco”, afirmou.

Festival - O Festival acontece no Recife até o dia 2 de dezembro com programação que abrange todos os teatros mantidos pela administração municipal, (teatros Apolo, Hermilo Borba Filho, Barreto Júnior, Luiz Mendonça, Santa Isabel) e ainda os teatros Capiba e Marco Camarotti (Sesc). Serão 18 espetáculos que inclui seis de grupos e companhias pernambucanas, nove nacionais e um internacional.  Os ingressos estão apreços populares, R$ 10 reais (inteira) e R$ 5 (meia). Mais informações é só acessar o site oficial do evento http://www.15frtn.com

COMENTÁRIOS dos leitores