Emoção marca primeiro ensaio de Naná Vasconcelos

Música volta a tocar na noite desta quarta-feira (16), na Nação Porto Rico, no Pina

por Gabriela Máxima qua, 16/01/2013 - 16:09
Divulgação: Clélio Tomaz Este foi o primeiro de uma série de ensaios para a abertura do Carnaval Divulgação: Clélio Tomaz

Naná Vasconelos, músico homenageado do Carnaval 2013, deu o pontapé inicial para os festejos de Momo na capital pernambucana. No primeiro ensaio comandado pelo artista, a emoção tomou conta das 60 crianças e adolescentes do Maracatu Leão da Campina, no Ibura, na terça-feira (15). Na ocasião, os batuqueiros montaram um palco em frente à sede da agremiação, local que recebeu Naná e, em seguida, assumiu o primeiro encontro visando à abertura oficial do Carnaval, marcada para o dia 8 de fevereiro, a sexta-feira de Carnaval. 

Com batidas cadenciadas, Naná liderou o grupo durante o encontro e se emocionou com o fato de ser o homenageado da festa. "Estou sempre ansioso para tocar, é sempre um desafio prazeroso. Este ano será ainda mais emocionante, por estar sendo homenageado em casa e em vida, o que é muito melhor", contou o músico, sobre a expectativa de ser o centro das atenções na abertura do Carnaval. Quanto aos preparativos para a apresentação que acontecerá no Marco Zero, Naná explicou que algumas mudanças de ordem musical são realizadas durante os encontros, até a definição do formato final.

Embora seja veterano na arte de ministrar batuqueiros, Naná se depara frequentemente com jovens estreantes. Este é o caso de Danilo Campeira, 24 anos, que estava bastante satisfeito por tocar pela primeira vez ao lado do ídolo Naná. "É um momento muito emocionante, porque acompanho e admiro bastante o trabalho dele", ressaltou. Já para Alisson Luiz, de 15 anos, que está participando pela segunda vez da tradicional noite de abertura da folia momesca, a adrenalina continua a mesma da primeira vez. "É sempre muito bom fazer parte do encontro das nações de maracatu e também da disputa no Carnaval", completou.

Continuação dos ensaios

Os encontros de Naná Vasconcelos nas sedes dos maracatus continuam durante toda semana. Nesta quarta-feira (16) é a vez da Nação Porto Rico, no Pina. Na quinta-feira (17), o ensaio acontece no Bairro de São José, no Maracatu Estrela Dalva. Já na sexta-feira (18), o músico reunirá as três nações para um ensaio coletivo na Rua da Moeda, no Bairro do Recife. A nação Raízes de Pai Adão ficará responsável pelo ensaio de sábado (19), em Água Fria, e a Nação Cambinda Estrela, em Chão de Estrelas, esquenta os batuques no domingo (20).

COMENTÁRIOS dos leitores