Conheça as indicadas a Melhor Canção Original
Mais prestigiada premiação acontece domingo (24) e promete fortes emoções para os cinéfilos
A principal premiação do cinema americano está se aproximando - ela ocorre no próximo domingo (24) - e o LeiaJá preparaou uma série de matérias especiais para você já começar a sentir o clima. Começando pela categoria Melhor Canção Original, que estreou na sétima edição da premiação, no longíquo ano de 1935.
O prêmio é dado ao compositor original da música, sendo ele seu intérprete ou não. Para concorrer é preciso que a canção tenha sido escrita especialmente para a película e apareça de maneira clara durante o longa (mesmo que nos créditos finais, desde que seja a primeira a ser tocada).
Responsável por alçar cantores ao estrelato mundial, a categoria criou clássicos radiofônicos automáticos como My Heart Will Go On (Titanic) e When you Believe (O Príncipe do Egito). Outras que levaram a estatueta para casa foram Over The Rainbow (O Mágico de Oz) e até mesmo Colors of the Wind, do infantil Pocahontas.
Os maiores vencedores da categoria são os compositores Alan Menken, Jimmy Van Heusen, Johnny Mercer e Sammy Cahn, cada um com quatro estatuetas. Por ordem alfabética, começamos com Before my Time, cantada por Scarett Johansson e Joshua Bell a música foi composta especialmente para o documentário Chasing Ice.
De Ted, o filme humorístico sem muitos escrúpulos, vem Everybody Needs a Best Friend. A canção lembra os clássicos musicais hollywoodianos, com toda a classe que Norah Jones dá a suas gravações.
As Aventuras de Pi presenteiam a premiação com a envolvente composição Pi's Lullaby, de Michael Danna, interpretada pela indiana Bombay Jayashri, ouça:
A maior vendedora de discos deste século não poderia ficar de fora com Skyfall, música tema de 007 - Operação Skyfall. Adele se apresenta na premiação e é a grande favorita para o prêmio nesta categoria.
Por último a bela Suddenly, música escrita especialmente para esta nova versão de Os Miseráveis, que gerou controvérsia ao ser anunciada, pois alguns sites e blogs especializados temiam que a novidade pudesse prejudicar a obra. Cantada por Hugh Jackman, ela foi composta por Claude-Michel Schönberg e Alain Boubill:
Fique atento: até a cerimônia, o LeiaJá publicará uma matéria por dia sobre as principais categorias do Oscar.