Semana Nacional dos Museus abre sua programação

De 13 a 19 de maio, instituições museológicas do Brasil abrem suas portas com uma programação especial

por Tarcísio Acioli seg, 13/05/2013 - 15:23
Hivor Danierbe/LeiaJáImagens/Arquivo Caixa Cultural é uma das dezenas de instituições que recebe programação especial na Semana Nacional dos Museus Hivor Danierbe/LeiaJáImagens/Arquivo

O Dia Internacional do Museu só é comemorado no sábado (18), mas a Semana Nacional dos Museus começa nesta segunda (13) com uma programação especial em diversas instituições de todo o Estado. O tema eleito para a 11ª edição do evento foi Museu MeUeSEU: de todo mundo. Na programação, exposições inéditas, palestras, instalações e oficinas que mostram o museu como um bem comum, pronto para ser usufruído por todos os públicos.

Na Casa do Carnaval, que fica no Pátio de São Pedro, no bairro de São José, a festa dos museus começa já nesta segunda (13) e segue durante toda a semana com a visita guiada à exposição Cultura e Memória: os mestres contam suas histórias. Já no Instituto Ricardo Brennand, a partir da terça (14), a Semana Nacional do Museu ganha forma com a ação educativa História de Alcova, que trata da França absolutista do século 17.

O Museu de Arte Contemporânea de Olinda (MAC) oferece uma série de palestras sobre a abolição e distribui o livro A Noite tem uma Razão: Uma História Real Quilombola entre os dias 13 e 15 de maio. Já a Caixa Cultural exibe a 2ª Mostra de Cinema Português Contemporâneo. E o Museu do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano abre suas portas para receber o público em uma viagem pela história pernambucana. Consulte a programação completa:

COMENTÁRIOS dos leitores