Telespectadores comentam semana final de Salve Jorge
Novela chega a sua última semana e promete bater recordes de audiência
Longe de ser uma unanimidade, a novela Salve Jorge chega a sua semana final e mobiliza telespectadores do Brasil inteiro que aguardam ansiosos o final feliz de Morena (Nanda Costa) e Théo (Rodrigo Lombardi), bem como o trágico fim de Lívia Marine (Cláudia Raia). Escrita por Glória Perez com direção de Marcos Schechtman, a trama que estreou no dia 22 de outubro de 2012 teve a difícil tarefa de substituir um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira, o folhetim Avenida Brasil.
Ambientada no Morro do Alemão - comunidade periférica carioca - e na Capadócia - região turística da Turquia -, a trama amargou baixos índices de audiência durante boa parte de sua exibição, porém conseguiu se recuperar e envolver o público com o drama do tráfico humano. Com um dos maiores elencos dos últimos anos, Salve Jorge deixou a desejar em diversos pontos, especialmente quando se fala de verossimilhança, mas provou ser um produto capaz de dominar as rodas de conversas entre amigos e figurar entre os principais assuntos citados nas redes sociais.
Se o que vai acontecer com os personagens "secundários" já foi divulgado, o destino daqueles que mais emocionaram o telespectador ainda é uma incógnita, por isso o LeiaJá conversou com alguns assíduos espectadores da história de Morena e Théo para saber o que eles acreditam que vai acontecer nesta última semana. Eduardo Tibério, que já comentou os erros apontados na novela, diz que espera "Um fim novo, surpreendente, com reviravoltas inesperadas", mas ele é reticente. "Acho difícil (que ocorra deste modo), levando em consideração que nada foi suficientemente desenvolvido".
A jornalista Nathallya de Oliveira também não poupou comentários negativos à trama, mesmo tendo acompanhado os últimos capítulos com avidez. "Tem muitos erros de continuidade, muitas cenas mal feitas e surreais. Mas como disse Glorinha: a gente tem que voar", comenta.
Por outro lado, o aposentado André Michel confessa ter amado o folhetim. "Eu amei Salve Jorge por que debateu assuntos polêmicos, porém reais. Por exemplo, o tráfico humano, o preconceito,e a compulsão por compras que é uma doença séria, sem poder deixar de citar a fé por um santo protetor (São Jorge)."
O tráfico humano foi realmente o grande destaque do folhetim. Questão social eleita pela autora para ser debatida depois de discutir o desaparecimento de crianças, a clonagem e a imigração ilegal em tramas anteriores. "A princípio eu me interessei pela novela por conta do tema - tráfico humano. Eu já estava há um bom tempo sem assistir novelas, mas quando vi a chamada de Salve Jorge pensei 'vou assistir'", conta a estudante Beatriz Lima.
Em contrapartida, o 'sumiço' de alguns personagens - como Yolanda (Cristiana Oliveira), Dália (Eva Todor), Miro (André Gonçalves), Buquê (Narjara Turetta) e alguns outros ao longo da história - é apontado como um dos grandes deficits da trama. "Alguns (personagens) pareciam aqueles pais que vão comprar cigarro e nunca mais voltam. Outros só vieram aparecer agora no final", cita Oliveira.
No entanto, mesmo recheada de falhas, Salve Jorge conseguiu prender a audiência e fazer com que todos torçam para que o cara consiga finalmente ser feliz junto à gata do Alemão. Bem como Lívia, Russo (Adriano Garib), Irina (Ver Fischer) e toda a trupe do mal recebam o castigo merecido. E, por falar em felicidade e castigos, perguntamos aos 'viciados' na novela das 21h o que eles esperam que aconteça durante a última semana da novela, confira e comente abaixo qual seria o final que você daria:
Leilane Bezerra: Quero que Wanda (Totia Meirelles) seja presa, Lívia termine louca e Russo morra.
Beatriz Lima: Eu espero que Morena deixe de ser burra, que a máfia acabe presa, que Aisha (Dani Moreno) pare de ser estúpida com Delzuites (Solange Badim). Que Érica (Flávia Alessandra) encontre alguém que a ame de verdade, que Dona Áurea (Suzana Faini) e Cacilda (Rosi Campos) assumam seu romance (sempre desconfiei que elas tivessem um casinho), que Amanda (Lisandra Souto) e Celso (Caco Ciocler) se lasquem, que Seu Thompson (Odilon Wagner) e Dona Lucimar (Dira Paes) se casem, saber onde foi parar Miro. Mas o que eu mais espero é que dê uma guinada e volte a ficar interessante.
Nathallya de Oliveira: O que eu espero é que as meninas traficadas se salvem e é o que vai acontecer.
André Michel: Espero que essa semana seja cheia de surpresas, que a Aisha perdoe a mãe de criação, mas que também venha a conviver com a família biológica e reveja seu conceito que é vergonhoso ser da favela. Desejo que o desfecho da Livia não seja ela morta, mas sim presa, assim também como toda a máfia. Quero que Helô (Giovanna Antonelli) reconstrua o amor dela com Stenio (Alexandre Nero) e que principalmente ela reconquiste o amor da Drica (Mariana Rios) sua filha. Morena termine feliz com o Théo e seus filhos e Lucimar com Tompson. Desejo que Celso encontre seu caminho e que deixe a ex-esposa, a Antônia, ser feliz com seu novo companheiro e Raissa (Kiria Malheiros). Desejo que as meninas traficadas voltem as suas origens e que sejam felizes vencendo essa temporada infeliz e que Jessica (Carolina Dieckmann) reapareça pra agradecer a Morena e que Russo acabe louco.