CEC aponta melhorias para a V Conferência de Cultura da BA
Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC/BA) discutiram, nesta quarta (15), a V Conferência Estadual de Cultura da Bahia, que acontece em Setembro, em Alagoinhas (BA)
BAHIA - Nesta quarta-feira (15), foi apresentada, na sede do Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC), em Salvador, a metodologia do regimento interno da V Conferência Estadual de Cultura da Bahia, que acontecerá de 27 a 29 de Setembro, em Alagoinhas (BA). O assunto foi discutido entre 14 conselheiros e a superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), Taiane Fernandes.
O regimento apresentado na plenária do CEC foi aprovado com recomendações e os conselheiros têm até a próxima segunda (20) para enviar sugestões de alterações. Isso porque o CEC passa atualmente por uma fase de reestruturação e serão nomeados 10 novos conselheiros: oito após a conferência e outros dois após seleção como membros de representações territoriais.
Uma das críticas à metodologia apresentada veio do presidente do CEC, Márcio Caires, que diz ser importante utilizar as conferências estaduais como um canal de aproximação para solucionar problemas enfrentados nas questões culturais. “É preciso estimular que a sociedade civil contribua para as políticas públicas", afirmou.
A V Conferência Estadual de Cultura da Bahia será antecedida por conferências municipais, territoriais e setoriais. O conselheiro Jaime Sodré criticou o formato desses eventos e sugeriu a reflexão sobre um formato mais dinâmico e acessível à população. "Pode-se pensar, por exemplo, meios de transformar a metodologia da conferência em arte utilizando peças de teatro, cordel e rap”, sugeriu.
Estavam presentes os conselheiros Araken Passos, Fábio Paes, Márcio Caires, Normelita Oliveira, Carlinhos Cor das Águas, Nelson Gonçalves (Maka), Paulo Henrique Alcântara, Heleusa Câmara, Aurélio Schommer, Leandro Colling, Marcos Uzel, Jaime Sodré, Sandro Magalhães e Ordep Serra.
A realização da V Conferência Estadual de Cultura da Bahia será oficializada pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), por meio de publicação no Diário Oficial.
Conferência Estadual de Cultura - A conferência é um espaço que objetiva debater e propor políticas e ações culturais através do encontro entre cidadãos e representantes do governo. É através da conferência que se formula conteúdos para os Planos Municipais, Territoriais e Estadual de Cultura, viabilizando a articulação dos segmentos, organizações e instituições da cultura nas localidades e entre os territórios e fortalecendo o Sistema Estadual de Cultura.
Conselho Estadual de Cultura da Bahia - Órgão colegiado da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) de caráter normativo e consultivo que visa contribuir para a formulação da política estadual de cultura se posicionando e intercedendo acerca de temas relevantes para o cenário cultural baiano.O Conselho é composto por 30 conselheiros - 20 titulares e 10 suplentes - indicados pelo Governador após consulta a entidades representativas da cultura na Bahia.