Marlos Nobre é o novo regente da OSR

Nome foi confirmado durante coletiva no Teatro Santa Isabel nesta terça (18)

por Priscila Urpia ter, 18/06/2013 - 20:21

O maestro Marlos Nobre foi nomeado o mais novo regente da Orquestra Sinfônica do Recife, no Teatro Santa Isabel. A coletiva contou com a presença do prefeito do Recife, Geraldo Julio, a secretária de cultura, Lêda Alves e também pelo maestro. A OSR é a mais antiga em funcionamento do Brasil.

A coletiva teve início com as palavras do prefeito que se mostrou esperançoso com a vinda do maestro Marlos à orquestra. Também comentou sobre o problema recente vivido pela orquestra. "Vamos iniciar um processo de valorização da nossa orquestra. Queremos ver a nossa orquestra fazendo um grande sucesso. A gente sabe a força que a nossa cultura tem, que a nossa música tem para transformar e abrir portas", declarou Geraldo.

Em seguida, foi a vez de Marlos Nobre das às boas vindas à orquestra. O maestro contou um pouco sobre sua primeira experiência, ainda criança com a orquestra, que se apresentou no Teatro Santa Isabel. "A Orquesta Sinfônica do Recife é profundamente querida. Eu Já sou casado, mas pretendo me casar com a orquestra. Quero perceber vocês. Mais importante que liderar com profissionalismo é liderar com amor", afirmou o maestro.

Muitos músicos da Orquestra estiveram presentes na coletiva e tiveram voz durante o evento. Elyr Alves agradeceu ao prefeito e a secretária de cultura por terem atendido ao pedido de substituição da regência da OSR e solicitar um dos pontos mais importantes para os músicos que é o plano de cargo e carreiras. Já Duda Malheiros relembrou o projeto Aspiral, realizado por Marlos Nobre na cidade, e declarou que a orquestra está alegre, leve, na esperança de conseguirem realizar um grande trabalho.

Marlos Nobre tem 74 anos nasceu em Recife, Pernambuco. Recebeu diversos prêmios nacionais e atuou como jurado em muitos concursos internacionais. Ele também foi condecorado com a Medalha de Ouro de Mérito Cultural de Pernambuco, como Grande Oficial da Ordem do Mérito de Brasília, e como Oficial da Ordre des Arts et des Lettres da França, entre outras comendas. Recebeu ainda o título de Professor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (2010, da Texas Christian Unversity, Texas (USA) e da Indiana University (USA). O maestro comandou orquestras em Paris, Suíça, México e Habana.

Recentemente os músicos da orquestra Sinfônica do Recife solicitaram através de um documento assinado pela maioria, a saída do antigo regente Osman Gioia. O documento foi entregue à Lêda Alves, causando uma grave crise. Sobre a nova fase da orquestra, Marlos conversou com o LeiaJá: "Música é um casamento com a orquestra, por isso, eles tem que se sentir bem, para trabalhar com confiança. Eu jogo claro, limpo. Dar um novo sopro, a orquestra precisa disso, no momento quero começar do zero".

Confira o vídeo das boas vindas ao maestro Marlos Nobre:

 

COMENTÁRIOS dos leitores