Fenearte contará com trabalhos de artesãs de baixa renda

Mais de mil peças estarão expostas na feira de artesanato

por Priscila Urpia qua, 19/06/2013 - 15:55

A Feira Nacional de Negócios do Artesanato 2013 - Fenearte vai expor mais de mil peças de artesãs de baixa renda, que residem em Santo Amaro, bairro do Recife. Durante os cursos realizados pelo projeto Tacaruna Social, voltado para a valorização da cidadania, elas aprenderam a transformar material descartável em artigos utilitários, de moda e de decoração, barateando assim o custo da produção. A feira será realizada de 4 a 14 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco.

As artesãs vão levar para o Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções criações como pulseiras de garrafas PET, carteiras de mão feitas com retalhos de tecido sobre base de papelão, flores de palha de bananeira e esculturas em papel e água. Outra técnica utilizada - sem o uso de reciclável - é a vitrificação, aplicada em bandejas, pratos, porta talheres e bancos de madeira. Também haverá objetos em pátina, decupage e emborrachados.

Este é o quarto ano consecutivo que o projeto social participa da Fenearte, e o terceiro em que terá seu próprio estande. Para isso, foram confeccionadas e selecionadas peças exclusivas para o evento. Desde a criação do Tacaruna Social, em 2007, foram realizados 75 cursos de artesanato com 1.323 participantes.

COMENTÁRIOS dos leitores