Já está tudo pronto para a Fenearte
Feira do artesanato espera receber mais de 300 mil pessoas em seus 11 dias
Em uma coletiva realizada durante a manhã desta quarta (26) no auditório do CAPE - Centro do Artesanato de Pernambuco, foi anunciada a realização da décima quarta edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato Fenearte. O evento, organizado pelo Governo do Estado, acontece entre os dias 4 e 14 de julho. Foram investidos cerca de R$ 4,8 milhões e a expectativa é que a Fenearte arrecade R$ 40 milhões. Esta edição presta homenagem às mulheres rendeiras, iniciativa que, segundo a coordenadora da feira, Patricia Lessa, visa "Resgatar essa arte e mantê-la presente em nossa cultura".
Ainda de acordo com Lessa, a Fenearte tem o papel de "Abrir espaço para que nossos artistas possam divulgar a nossa cultura para todos". Para Marco Stefani - secretário de desenvolvimento de Pernambuco - a feira é "O ápice da política do artesanato estadual". "Com a seca, o artesanato foi quem supriu a renda da queda da safra", explica. Stefani conta que o mercado das peças artesanais movimentam não só a cadeia do comércio, mas também atinge diversos setores da economia estadual.
Consolidada como a maior feira de artesanatos da América Latina, a Fenearte traz como novidades, além de um dia a mais de evento, uma nova organização - mas ainda mantém a disposição de labirinto. Na cenografia, reproduções de diversos tipos de rendas e a separação dos pavilhões em cores e mandalas. Logo na entrada, o visitante pode encontrar 50 mestres artesãos de todas as regiões do estado.
O primeiro pavilhão fica reservado para as prefeituras de Pernambuco, o segundo é dedicado a representações indígenas de diversas etnias, e no terceiro se encontra a maior parte dos estandes, com 270 espaços. Por fim, quem for até a Fenearte pode conferir artesanatos de 48 países, incluindo o Azerbaijão, Colômbia e Suriname - que expõem pela primeira vez.
Além dos artesanatos, os visitantes podem conferir dezesseis desfiles de moda, apresentações culturais e seis oficinas diferentes, sendo duas dedicadas à técnicas de renda. Para os conectados, fica uma ação em que fotos feitas em um espaço exclusivo podem ser compartilhadas com fundos criados pela organização. Os valores dos ingressos variam entre R$ 4 e R$ 10 e poderão ser adquiridos na bilheteria ou em um quiosque no Shopping Tacaruna.