História da presença africana no Brasil ganha exposição

'Marcas da Alma: uma viagem pela cultura afro-brasileira através das marcas corporais', chega à Caixa Cultural

por Priscila Urpia ter, 30/07/2013 - 16:06

A Caixa Cultural Recife recebe, no mês de agosto, a exposição tombada pela Unesco Marcas da Alma: uma viagem pela cultura afro-brasileira através das marcas corporais, uma mostra composta por 70 peças arqueológicas do período escravista, com forte influência africana. A visitação começa na sexta (2) a 29 de setembro, com entrada gratuita.  

A exposição conta também com 10 fotografias de Christiano Jr, que exploram a história da presença africana no Brasil através das marcas étnicas, no Rio de Janeiro de 1860. Marcas da Alma fala sobre a permanência das marcas corporais, das escarnificações, empregadas para marcar as identidades e identificações das diversas culturas africanas que vieram aportar na América Portuguesa e, depois, no já independente Brasil.

As peças da mostra são fruto de escavações que duraram mais de 20 anos de pesquisas no litoral norte de São Paulo, no sítio São Francisco, que fica na cidade São Sebastião. Elas foram reconstruídas e restauradas e o resultado levou a Unesco a integrar o conjunto aos Monumentos da Humanidade. Entre os objetos estão cerâmicas, cachimbos, figuras votivas e estátuas.

As fotografias em exibição pertencem ao acervo Noronha Santos, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e trazem registros preciosos das etnias africanas e suas marcas corporais, usadas para identificação do grupo. Trata-se de um raro registro deste período e desses homens e mulheres.

A exposição é completada por espaços cênicos, iluminação e sonorização especiais nos quais os objetos e fotografias estão inseridos e que contam com a história dessas marcas culturais desde a África de origem até o Brasil, através de marcas corporais. A exposição será aberta na quinta-feira (1º), às 19h, com a palestra do curador Wagner Bornal sobre a importância da escavação na reconstituição histórica.

Serviço

Marcas da Alma: uma viagem pela cultura afro-brasileira através das marcas corporais

2 de agosto a 29 de setembro

Terça a domingo| 10h às 19h

Caixa Cultural Recife (Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife)

Gratuita

(81) 3425 1900

COMENTÁRIOS dos leitores