Trajetória de Ana das Carrancas em exposição no sertão

Em Petrolina, 'Os olhos Cegos do Rio' retrata o universo da artesã ceramista

por Priscila Urpia sex, 02/08/2013 - 17:31
Divulgação 'Os olhos Cegos do Rio' conta com recursos de acessibilidade para deficientes visuais e físicos Divulgação

O Sesc Petrolina recebe, neste mês de agosto, a exposição Os olhos Cegos do Rio, que retrata todo o imaginário popular que envolve a obra da artesã ceramista Ana das Carrancas, a partir de um recorte contemporâneo da sua produção. A 'Dama do Barro', como passou a ser conhecida, dedicou sua vida inteira à arte de modelar o barro.

A exposição conta com 19 peças tridimensionais e quatro fotografias que propõem um outro olhar sobre a obra da artista que furava os olhos das carrancas em homenagem ao marido cego - José Vicente de Barros. Segundo André Vitor Brandão, coordenador da Galeria Ana das Carrancas, a mostra vai além do artesanato, sua relação com o mercado e a identidade local.

Os olhos Cegos do Rio conta ainda com recursos de acessibilidade para deficientes visuais e físicos, permitindo as diversas possibilidades de leitura da obra a partir da tridimensionalidade e dos deslocamentos de sentido. Ana Leopoldina Santos nasceu no dia 18 de fevereiro de 1923 na cidade de Ouricuri – PE e morreu em Petrolina – PE, em 1º de outubro de 2008. A exposição segue até o dia 4 de outubro.

Serviço

Os olhos Cegos do Rio

Até 4 de outubro

Sesc Petroilina (Rua Dr. Pacífico da Luz, 618 - Centro de Petrolina - PE)

Gratuita

(87) 3866 7474

COMENTÁRIOS dos leitores