Bloco da Pitombeira marca início do Carnaval em Olinda
Os ensaios de uma das troças mais tradicionais de frevo, Pitombeira dos Quatro Cantos, vai às ruas de Olinda levando muita animação para os foliões
Uma das troças carnavalescas mais conhecida das festividades de Momo, a Pitombeira dos Quatro Cantos deu início, neste sábado (7), aos ensaios da orquestra, marcando a abertura do Carnaval de Olinda. Na sede da agremiação, localizada no Sítio Histórico de Olinda, o frevo começou a aquecer os foliões que se preparavam para o 1º desfile. Já na concentração a casa estava cheia.
Segundo o presidente da Pitombeira, Julio Silva Filho, esse é o 12º ano que o evento acontece. “Os ensaios devem acontecer, para quando chegar ao próximo ano com a orquestra esteja afinada”, contou. Em toda a sua história, desde a sua fundação em 1947, a agremiação só deixou de ir às ruas nos Carnavais de 1949 e 2002. “Esperamos muita gente para curtir esse ritmo tipicamente pernambucano”, enfatizou Silva Filho.
Liliane Wiegang, de 55 anos, começou a frequentar os ensaios desde o ano passado, e espera muita alegria durante o passeio do bloco. “Desejo que o clima de animação e curtição, que já se faz presente aqui na sede, tome as ladeiras de Olinda”, afirmou. Assim como ela, a foliã Maria Claudia Cabral, de 57, está animadíssima e ama o frevo de coração. “Como participo desde a primeira edição esse ensaio já virou tradição na minha vida”, enfatizou.