Fliporto divulga programação completa

Evento conta com 10 polos de atividades inteiramente gratuitas

por Mari Frazão qui, 17/10/2013 - 15:28
Mari Frazão/LeiaJáImagens Fliporto acontece de 14 a 17 de novembro Mari Frazão/LeiaJáImagens

Na manhã desta quinta (17), a IX Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) divulgou a programação completa do evento. Após o anúncio de devolução total de patrocínio, no valor de R$ 3,5 milhões, repassado pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o que implica 40% do orçamento total previsto para este ano, a Fliporto reunirá quase 100 convidados, sendo 30 para realizações de conferências na Tenda Principal. O Evento conta com 10 polos com atividades inteiramente gratuitas que acontecem de 14 a 17 de novembro, na Praça do Carmo, em Olinda.

Alguns dos nomes confirmados para o congresso literário são a espanhola Pílar Del Río, companheira de José Saramago, que abre a festa com a palestra Escrever não me dá prazer, ter escrito, sim; a escritora Ana Maria Machado, presidente da Academia Brasileira de Letras; o escritor e jornalista Laurentino Gomes, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Melhor Livro Reportagem e Livro do Ano de Não-Ficção; o cantor e antropólogo Manuel Lorente; Maria Christina Lins do Rego Veras, filha de José Lins do Rego, homenageado da fliporto 2013; o dramaturgo Francisco Azevedo; a atriz Maitê Proença, que lança este ano É Duro ser Cabra na Etiópia, com textos selecionados de internautas; e Valter Hugo Mãe, agraciado com o Prêmio Portugal Telecom de Literatura, entre outros.

Outro destaque da programação é a Fliporto Criança, que conta com oficinas, atividades educativas e bate-papo com escritores da literatura infanto-juvenil. Passará por este polo o coquista Adiel Luna; o pintor e desenhista Braga Câmara; o escritor e tradutor Luiz Antonio Aguiar, ganhador do prêmio Jabuti em 1994, entre outros. A Fliporto Nova Geração é voltada para o público juvenil, com atividades centradas no diálogo e no aprendizado recíproco entre gerações. Neste polo estão confirmados Marcelo Cavalcante, Anabella López e Patrícia Barbosa, dentre outros. 

"Esperamos uma média de 90 mil pessoas durante a Fliporto 2013 e uma movimentação de R$ 22 milhões", comenta Eduardo Côrtes, coordenador executivo do evento. A festa ainda contará com polos voltados para a gastronomia (Fliporto Gastronomia), para a Literatura de Cordel (Fliporto Cordel) e de conscientação ambiental (Eco Fliporto). 

O E-Porto Party, pólo tecnológico, é voltado para o mundo digital e a convergência da tecnologia com a educação e a literatura. Nele, participará o prefeito da cidade do Recife, Geraldo Júlio; o empreendedor serial João Kepler; Patricia M. A. Farias, gruaduada em Química e outros. O cine Fliporto exibirá, ao ar livre, O premiado A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese e outros três longas.  

CLILO

Casa do Livro Infantil e da Leitura de Olinda - voltada para atividades inteiramente gratuitas que ajudam na formação de leitores, é um ambiente para oficinas de ilustração e redação e possui também duas bibliotecas especializadas, sendo uma para crianças de 0 a 4 anos e outra para os maiores.

"A Fliporto, além da leitura é uma forma de cidadania. Trabalhamos fortemente, também, na Casa Clilo, que atende cerca de 900 crianças por mês, num projeto estruturado de mediação de leitura", pontua Antônio Campos, curador do evento. 

A Fliporto abriga ainda a 4ª Feira Internacional do Livro de Pernambuco, que reúne as principais editoras do país, além de promover lançamentos nacionais e internacionais e sessões de bate-papo com os autores.

COMENTÁRIOS dos leitores