Via Aérea Par Avion tem música e teatro no fim de semana

Mostra acontece no Centro Cultural Correios e começa nesta sexta (1º)

por Priscila Urpia sex, 01/11/2013 - 17:00

A Via Aérea Par Avion Mostra de filmes do cinema brasileiro em translado propõe reflexões sobre a cinematografia em trajeto e acontece a partir desta sexta (1º) até o dia 17 de novembro, no Centro Cultural dos Correios. A programação conta com filmes relacionados com à ideia de deslocamento internacional. Fabiano de Freitas e Victor Dias assinam a curadoria e coordenação do festival. O patrocínio é do Centro Cultural dos Correios.

A programação da Via Aérea Par Avion – Mostra de filmes do cinema brasileiro em translado, conta com 15 filmes, sendo duas sessões por dia. A música e o os filmes rodados fora do país integram a programação deste sábado (2). Coração vagabundo será exibido às 17h e Os desafinados, às 19h. O primeiro registra a turnê A foreign sound, do cantor Caetano Veloso, nos Estados Unidos e no Japão.

Os desafinados com direção de Walter Lima Jr, é ambientado na década de 1960. Joaquim (Rodrigo Santoro), Dico (Selton Mello), Davi (Ângelo Paes Leme) e PC (André Moraes) são jovens músicos e compositores, que partiram para Nova York em busca de sucesso. Lá eles formam um grupo, chamado Os Desafinados, e integram o movimento que lançou a bossa nova. Ao longo dos anos eles acompanham o cenário político e musical do Brasil.

No domingo (3), a mostra traz Paraísos artificiais do diretor Marcos Prado, às 17h. O filme conta a história de amor de Nando (Luca Bianchi) e Érika (Nathália Dill). O filme é narrado em três atos: o primeiro se passa em Amsterdã, para onde Nando viaja com seu amigo Patrick (Bernardo Mello) e conhece Érika, DJ internacional; o segundo, alguns anos antes, em uma rave na beira do mar; e o terceiro no Rio de Janeiro, cidade natal de Nando, quando ele enfrenta problemas com seu irmão mais novo, Lipe (César Cardadeiro).

O segundo filme é o documentário Dzi Croquettes, exibido às 19h. Raphael Alvarez e Tatiana Issa apresenta a trajetória do grupo carioca homônimo, que marcou o cenário artístico brasileiro nos anos 70. Há especial destaque para a presença de Lennie Dale, um dos principais mentores do grupo. O filme traça, através de depoimentos e registros de apresentações da trupe no Brasil e em Paris, a trajetória emocionante de um principais movimentos artísticos surgidos no país nas últimas década.

Os ingressos para os filmes são gratuitos e podem ser retirados com uma hora de antecedência. A Via Aérea Par Avion – Mostra de filmes do cinema brasileiro em translado é uma realização da Ginja Filmes, que já produziu retrospectivas de diretores como Tsai Ming Liang (Taiwan) e Russ Meyer (EUA), além de mostras sobre cinema argentino.

Confira a programação completa aqui.

Serviço

Via Aérea Par Avion

Sexta (1°) até 17 de novembro

Centro Cultural dos Correios (Av. Marquês de Olinda, 262 - Bairro do Recife  Recife)

Gratuito

(81) 3224 5739

COMENTÁRIOS dos leitores