Fliporto encerrou atividades neste domingo (17)

IX Festa Literária Internacional de Pernambuco contou com mais de 100 mil pessoas durante o evento

por Priscila Urpia dom, 17/11/2013 - 20:54

A nona edição da Fliporto - Festa Literária Internacional de Pernambuco encerrou suas atividades neste domingo (17). O Evento contou com 10 pólos com atividades inteiramente gratuitas que aconteceram do dia 14 a 17 de novembro, na Praça do Carmo, em Olinda. De acordo com a organização do evento, a festa literária atraiu mais de 100 mil pessoas durante os quatro dias.

Neste domingo (17), o último dia da Fliporto, a programação atraiu adultos, crianças e adolescentes. No Cine Fliporto, foram exibidos curtas metragens como o Palavra Plástica, de Leo Falcão, além do longa A invenção de Hugo Cabret de Martin Scorsese. A programação infantil ficou por conta do Fliporto Criança, que contou com contação de histórias, brincadeiras e atraiu muitas crianças.

No espaço Nova Geração, a expectativa foi pela atriz, cantora, escritora e modelo Mel Fronckowiak. Durante o evento, Mel discutiu sobre produção de criação literária, além de autografar seu livro Inclassificável - Memórias da Estrada aos fãs. Andres Neuman, Luiz Ruffato e Andrea del Fuego, com mediação de Cristhiano Aguiar discutiram no Congesso Literário o painel Mais que um jogo de palavras: a importância do lúdico para um escritor.

Ainda no espaço Congesso Literário, um dos destaques foi o painel A cena do jogo, em texto e imagem: os escitores filmados com a presença de Sylvio Back e Miguel Gonçalves Mendes, que contou com muitas pessoas. A mediação da mesa foi feita por Marcelo Pérez. Logo após a programação do espaço foi encerrada com o painel O jogo não tem fim - Valter Hugo Mãe, em conversa com Sidney Rocha.

A profesora univeritária Fátima Vilar, confereriu todos os dias da Fliporto. "Venho ao evento desde 2008. Participei do Congresso Literário e gostei de algumas mesas," confessou Fátima. Sobre o balanço das outras edições, opinou: " Achei a abertura frustante. Também achei que faltou Vinicius de Morais, por ter completado 100 anos recentemente". Segundo a professora, um dos pontos negativos desta edição foi o formato do Congresso Literário. " Não dá para gente aproveitar bem os convidados que vem de fora. Muito pouco tempo para eles se expressarem. Esta edição teve coisas boas, mas a edição de 2012 foi melhor", completou Fátima.

COMENTÁRIOS dos leitores