Virtuosi se despede do Recife com maratona de piano
Outras cidades como Campina Grande, João Pessoa, Olinda e Belém também sediaram o evento
A XVI edição do Virtuosi encerrou as atividades no Recife com uma maratona de piano neste domingo (15) no Teatro Santa Isabel. Na capital pernambucana, o evento contou com oito dias de concertos de musicistas nacionais e internacionais. Além do Recife, cidades como Campina Grande, João Pessoa, Olinda e Belém sediaram o evento, com programação específica, em dias diferentes. A direção da XVI edição do Virtuosi é do maestro Rafael Garcia. O público neste último dia foi diverso, entretato a maioria e foi composta por jovens.
A Maratona de Piano teve início às 16h com o pianista Victor Asuncion. Natural de Filipinas, Victor tem se apresentado em grandes salas de concerto no Canadá, Japão, México e Filipinas. Fez sua estreia aos 18 anos com a Manila Chamber Orchestra e seu primeiro recital em New York em 1999. Em sua apresentação no Recife, o pianista trouxe peças de Betethoven: Sonata para piano nº 8 em dó menor, Op.13, Patética; Sonata para piano nº 21 em dó maior, Op. 23, Aurora e Sonata para piano nº 23 em fá sustenido maior, Op. 23, Appassionata.
O segundo espetáculo às 17h30 foi a pianista e modelo brasileira Juliana D’Agostini. Reconhecida como uma das mais importantes pianistas brasileiras da atualidade, ela ganhou o 1º lugar no XIX Concurso de Piano Artlivre (2006), no XIV Concurso de Piano Arnaldo Estrella e IV Concurso Jovens Solistas OSBA (2005). Juliana trouxe ao teatro Santa Isabel peças de Chopin, Franz Liszt, Serguei Prokovief e Sergei Rachmaninov.
Amante da arte, Carlos Maciel conferiu a programação da tarde e noite deste domingo (15). "Para quem gosta de música clássica, a programação é ideal para o tipo de ouvido", explicou Carlos. "A qualidade dos musicistas, as peças apresentadas e o público seleto exprimem a grandiosidade do espetáculo que é o festival". Sobre o que mais lhe chamou a atenção ele revelou: "Me surpreendeu a habilidade e técnica da pianista Juliana D’Agostini. Mas o que mais transmitiu emoção foi a apresentação do Victor Asuncion".
A maratona encerrou com o recital do pianista russo Ilya Ramlav. Vencedor de várias competições internacionais como Isidor Bajic (Serbia), Saratov, Flame e Jean Françaix (Paris), tem se apresentado como solista das orquestras de St. Petersburgo, Saratov, Volgograd, Yaroslavl. Sua apresentaçao contou com peças de Maurice Ravel, Serguei Prokovief (Sonata nº 3 em lá menor, Op.28), Franz Liszt (Rapsódia Espanhola), Heitor Villa-Lobos (Valsa da Dor) e de Sergei Rachmaninov. Na terça (17), o pianista volta a se apresentar em Belém, encerrando a programação do Virtuosi Brasil.