Oliver Stone fará filme sobre revelações de Edward Snowden
O cineasta americano Oliver Stone vai produzir um filme sobre as revelações bombásticas do ex-analista de Inteligência Edward Snowden, adaptando o livro publicado pelo jornalista do britânico "The Guardian" Luke Harding, anunciou o veículo em sua página on-line nesta segunda-feira.
O filme vai se basear no livro "The Snowden Files: The Inside Story of the World's Most Wanted Man" e deve começar a ser rodado antes do fim de 2014.
"Estou entusiasmado e encantado. Impaciente para trabalhar com Oliver Stone nesse projeto genial. Esse filme será uma grande coprodução europeia", escreveu Harding, nesta segunda, em sua conta no Twitter.
Segundo ele, Stone escreverá o roteiro e fará o filme em parceria com seu produtor de longa data Moritz Borman.
"É uma das melhores histórias da nossa época. Um verdadeiro desafio", justificou Oliver Stone, de 67 anos, de acordo com o "Guardian".
Ganhador de três Oscars pelos filmes "Platoon", "Nascido em 4 de julho" e "O Expresso da Meia-Noite", Oliver Stone é conhecido pelo conteúdo político e atual em seus filmes. Bastante engajado politicamente e sem medo de polêmicas, ele já deu seu apoio público ao fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, assim como ao ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, ou ao líder cubano Fidel Castro.
Hoje refugiado na Rússia, o ex-analista da Agência de Segurança Nacional americana (NSA, na sigla em inglês), Edward Snowden, é considerado foragido nos Estados Unidos sob a acusação de espionagem e roubo de documentos sigilosos pertencentes ao governo.
Outro projeto cinematográfico sobre Snowden está em curso, com os produtores da franquia "James Bond", Michael Wilson e Barbara Broccoli. Em maio passado, os estúdios Sony Pictures Entertainment anunciaram a compra dos direitos autorais do livro do também jornalista Glenn Greenwald "Sem Lugar Para se Esconder", que servirá de base para o filme.