Roberto Ploeg e a sacralização da vida em exposição

Artista plástico e teólogo, Ploeg mostra em suas telas imagens contemporâneas que remetem a temas bíblicos

por Barbara Brandão ter, 29/07/2014 - 07:58

O artista plástico Roberto Ploeg, que também tem formação em Teologia, criou uma exposição para mostrar como vive religiosamente a sua arte. A mostra Pretextos entra em cartaz para o público nesta quarta-feira (30) e segue até o dia 30 de agosto, na Galeria Arte Plural, no Bairro do Recife. A exposição conta com 25 telas de imagens contemporâneas que remetem a temas bíblicos. A entrada é gratuita.

Roberto Ploeg é holandês e veio para o recife em 1979 para escrever sua dissertação de mestrado sobre Teologia da Libertação – a corrente de pensamento católico que dá rumo a exposição Pretextos. Um das principais ideias da teoria e que está muito presente em Pretextos é como a religião é a sacralização da vida.

Os quadros retratam algumas das célebres passagens do Livro Sagrado cristão. Ploeg mostra Jó, o homem piedoso que agradava a Deus, como um operário que, após ficar tetraplégico, se converte ao protestantismo; o fratricídio de Abel ocorrera em um bairro do Recife; Judith, a viúva judia cujas mãos foram guiadas por Deus, e o general assírio Holofernes são um casal comum.

Serviço

Exposição Pretextos, por Roberto Ploeg

Quarta (30) a 30 de agosto | Terça a sexta, das 13h às 19h e sábados, das 16h às 20h

Galeria Arte Plural (Rua da Moeda, 140 – Bairro do Recife)

Gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores